Se virmos passar por nós um grupo de 19 Porsche, todos seguidos, certamente que nos chamará a atenção mas não será nada do outro Mundo. Se forem 19 Ferrari já tem o ar de uma concentração, sendo os carros da Maranello tão mais raros. Agora, se forem… 19 Koenigsegg, um dos mais rápidos e exclusivos superdesportivos do Mundo, não só é um encontro ímpar como é um recorde mundial!
Foi o que sucedeu na Suécia, no Koenigsegg Owners Tour cuja edição de 2017 foi a que maior número de unidades conseguiu reunir, entre elas a primeira produzida, um Koenigsegg CCR. Nem na fábrica de Ängelholm, onde estes "maquinões" são feitos, de forma artesanal e a uma cadência muito baixa, se conseguem encontrar tantos carros como os reunidos para este passeio de… 18 mil cavalos!
"Isto não só é espantoso como me faz sentir mais humilde", confidenciou Christian von Koenigsegg, fundado e presidente da marca. "Temos aqui toda a história da Koenigsegg, praticamente todas as gerações de carros que fizemos estão aqui representadas. E os clientes adoram-nos! É uma fantástica recordação dos progressos que fizemos, das amizades que fizemos – porque os nossos clientes, ao acompanharem todo o processo de produção dos seus carros, acabam por criar uma grande relação connosco – e também das pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui".
É verdade que a Suécia não é o país ideal para desfrutar dos vários modelos da Koenigsegg, com os seus apertados e muito vigiados limites de velocidade, mas o passeio foi uma mistura da tecnologia de ponta usada nos desportivos com a história e tradições suecas. A vistosa (e audível!) caravana saiu da cidade de Malmö, passou uma primeira noite numa fortaleza do Séc. XV, andou por estradas secundárias através dos campos, visitou o museu automóvel de Simirshamn, pernoitou numa propriedade do Séc. VIII, tentou acelerar na pista de Knutstorp (a chuva estragou a "brincadeira"), antes de terminar com uma visita à fábrica da Koenigsegg.
Num conjunto de 19 veículos, toda a história da Koenigsegg esteve presente, além da curiosidade de o passeio ter contado com as participações do primeiro cliente da marca e também do mais recente. O CCX foi o modelo mais representado (com seis unidades), seguido pelo CCR (4), o Agera RS (3) e os CCXR e Agera R (2 de cada). Com um exemplar cada, o Agera original e, claro, o muitíssimo exclusivo One:1. Isto sim, é uma concentração que… Íamos a dizer que não se vê todos os dias, mas a verdade é que nunca se tinha visto!
Koenigsegg junta clientes milionários