Sentarmo-nos ao volante de um híper carro e sentir centenas de cavalos a rugir sob o capô, à espera de serem soltos para a estrada, são emoções que estão apenas ao alcance de alguns privilegiados.
Diversos fabricantes de renome produzem esses modelos exclusivos que, à primeira vista, parecem destinar-se a embelezarem as garagens dos fãs com as carteiras mais abonadas.
Cristiano Ronaldo, Michael Jordan, Lewis Hamilton, David Beckham, Jenson Button, Floyd Mayweather ou Reggie Jackson, uma velha lenda do baseball, são apenas alguns dos felizardos que têm a possibilidade de guiarem estes monstros da estrada.
Ultrapassar os 500 km/hora parece ser a fasquia que todos os construtores querem atingir, uma marca que já esteve mais longe de ser alcançada, como poderemos ver de seguida.
O cartaz abre com o McLaren F1, o mítico bólide que deu o pontapé de saída para esta "febre" da velocidade. Nascido em 1992, foi equipado com um motor V 12 de 6.1 litros capaz de oferecer 635 cv de potência e um binário de 651Nm.
Em 1998, ao atingir os 391 km/hora na pista de testes Ehra-Lessien, Alemanha, tornou-se o modelo de produção mais rápido do Mundo, um recorde que manteve durante uma década.
Bater o F1 da McLaren esteve sempre no horizonte dos engenheiros que desenvolveram, em 2000, o Saleen S7. Todavia, só com a versão Twin Turbo o conseguiram, em 2005, ao vê-la a atingir os 399km/hora.
A aerodinâmica teve um papel determinante para se chegar a esse resultado, já que o Saleen S7 Twin Turbo possui apenas um motor V8 de 7.0 litros construído pela Ford com uma potência de 750 cv.
Há um ano, a McLaren revelou o digno sucessor do F1 com banco central. O Speedtail atinge os 403 km/hora de velocidade de ponta, chegando aos 300 km/hora nuns pavorosos 12,8 segundos.
Para uma das 106 unidades, construídas com um motor B8 biturbo de 1050 cv, chegarem às mãos dos nossos leitores, basta terem 2 milhões de euros!
Uns faróis do Ford Focus equipam, estranhamente, o exclusivo Ultimate Aero TT da SSC mas não se distraia com esse pormenor.
Equipado com um motor V8 de 6.3 litros e 1199 cv de potência, alcançou os 412 km/hora, ganhando o galardão de modelo de produção mais rápido em 2007 e 2010.
É o perfeito exemplo das capacidades propostas por um motor eléctrico para atingir altas velocidades.
Apresentado o ano passado no Salão automóvel de Genebra, o Rimac C_Two está preparado para atingir os 412 km/hora, e ir dos 0 aos 100 km/hora em menos de dois segundos. Para atingir os 300 km/hora, demora um pouco mais: 11,8 segundos!
Impressionante, no entanto, é o motor eléctrico que equipa o híper carro do fabricante croata. Uma bateria de 120 kWh oferece 1940 cv de potência e 2300 Nm de binário, mas é a sua autonomia que se realça: 650 quilómetros com carga completa
Em 2007, o título do automóvel mais veloz do Planeta foi "roubado" pelo Veyron da Bugatti, percursor da nova vaga da velocidade em que os construtores se envolveram.
A versão Super Sport conseguiu, três anos mais tarde, chegar aos 434,5 km/hora, graças aos 1200 cv de potência disponibilizados pelo motor de 8.0 litros e 16 cilindros em W
Com o Venom GT, a Hennessey Performance lançou-se para o mundo das velocidades superlativas.
Equipado com o mesmo motor LS9 montado no Chevrolet Corvette ZR1, com 1262 cv, o modelo vagamente inspirado no Lotus Elise atingiu os 435,1 km/hora.
Quase dez quilómetros mais rápido do que o Hennessey Venom GT, o híbrido Agera RS da Koenigsegg tem uma velocidade de ponta de 450 km/hora.
Contudo, talvez sejam os menos de 20 segundos que faz dos 0 aos 400 km/hora que tornam este "avião" sem asas verdadeiramente impressionante, do qual apenas se construirão 80 unidades.
O motor V8 biturbo que o equipa gera 1.100 cv e 1.280 Nm de binário mas, com os três propulsores eléctrico a ele acoplado, o Koenigsegg Agera RS ganha 1520 cv de potência e um binário de 2000 Nm.
O Chiron Sport pode ser seu por 2,65 milhões de euros mas antes que estremeça com este valor, convém saber o que a Bugatti lhe oferece neste modelo.
Se o modelo-base já chegava aos 420 km/hora, a versão mais desportiva dispara agora para os 458 km/hora, graça aos 1500 cv de potência e binário de 1600 Nm, oferecidos pelo motor W16 de 8.0 litros.
Dos 0 aos 100 km/hora, o Bugatti Chiron Sport consegue "colar" o condutor ao banco em 2,5 segundos ou em 6,5 segundos se quiser chegar aos 200 km/hora.
A ambição não é pequena para o novo Venom F5 da Hennessey: ser o híper carro mais rápido da Terra. E, no entanto, pelos dados avançados pelo preparador norte-americano esse objectivo é "perfeitamente" alcançável.
Construído de raiz, do qual apenas se irão produzir 24 unidades por 1,4 milhões de euros cada, deverá ser equipado com um V8 biturbo de 7.0 litros e 1600 cv de potência
O motor estará ligado a uma caixa automática de sete velocidades para chegar mais facilmente aos 484 km/hora, podendo chegar dos 0 aos 400 km/hora em menos de 30 segundos. Um "escândalo" na estrada é o que promete ser o Hennessey Venom F5!