Pesquisa
Actualidade

Veículos da Google já somam 3 milhões de quilómetros

12:01 - 07-10-2016
  3
Veículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetros
Veículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetrosVeículos da Google já somam 3 milhões de quilómetros
A frota de automóveis com tecnologia de condução "autónoma" da Google acaba de ultrapassar a marca de 3 milhões e duzentos mil quilómetros de testes em estradas públicas.

A gigante tecnológica arrancou com o desenvolvimento de veículos com tecnologia autónoma em 2009 e desde então tem somado quilómetros em cima de quilómetros, à média de 40 mil por semana.

São números impressionantes, mas que ficam abaixo da Tesla, que segundo a Automotive News conta com mais 160 milhões de quilómetros de condução "semi-autónoma" nos últimos doze meses, desde que o sistema "Autopilot" foi introduzido nos seus veículos.

Porém, Dmitri Dolgov, director da divisão de condução autónoma da Google, já veio colocar alguma distância entre estes dois "casos", afirmando que os quilómetros da Tesla foram "feitos" maioritariamente em auto-estrada, ao passo que os veículos da Google cumpriram os seus testes pelas ruas movimentadas de grandes cidades, apontando o facto dos quilómetros feitos em cidade serem de "melhor" qualidade para o efeito, já que os veículos têm de lidar com obras nas estradas, carros de polícia e… ciclistas.

E são precisamente estes últimos que Dolgov aponta como um dos maiores desafios dos sistemas de condução autónoma, já que o sistema tem de ser capaz de interpretar e antecipar todos os movimentos dos ciclistas, que são veículos muito mais instáveis do que os automóveis e quem por exemplo, não têm luzes de mudança de direcção, o que dificulta o "trabalho" das muitas câmaras e sensores dos "Google cars".

Uma coisa é certa, os engenheiros da Google vão continuar a trabalhar em formas de aumentar a capacidade dos seus veículos e os quilómetros de testes vão continuar a subir…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.