Pesquisa
Actualidade

Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...

14:31 - 03-11-2017
  492
Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...
Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...Tesla: A produção não cresce e os prejuízos aumentam...
A Tesla está em dificuldades e, se Elon Musk tem conseguido angariar financiamentos a nível global, os problemas continuam. A produção não cresce, a falta de dinheiro condicinou despedimentos e, mais importante do que isso, a linha de montagem do Model 3 continua muito aquém do previsto. O objectivo de 5.000 unidades por semana já foi adiado para 2018.

A marca reconhece um estrangulamento da produção. No terceiro trimestre do ano só foram produzidas 260 das 1.500 unidades previstas, um valor demasiado baixo, justificado pelos atrasos na produção de baterias pela Gigafactory 1, também ela uma unidade Tesla.

Mas, independentemente da origem do problema, a marca registou perdas de 619 milhões de dólares, que contrastam com ganhos de (apenas) 21,9 milhões de dólares em período homólogo do ano passado, um resultado que, sendo positivo nessa altura, já não era lisonjeiro para uma empresa com esta dimensão.

"De momento, a maior condicionante à produção passa pela linha de montagem dos módulos das baterias na Gigafactory 1, onde eles são produzidos" – reconhece um comunicado da Tesla. "Quatro módulos são reunidos numa estrutura em alumínio para formar o pacote de baterias do Model 3", acrescenta a nota explicativa do construtor californiano.

Sabe-se que os responsáveis da Tesla têm vindo a tentar rever o processo de produção das baterias. Mas são notícias pouco confortáveis. Parecem confirmar velhos rumores que dizem que o problema passa pelo processo manual da produção em alguns sectores da linha de montagem e nas grandes dificuldades no processo de soldadura dos "pacotes" que agregam os módulos.

Por isto, e também por isto, a breve trecho parece uma miragem a produção anunciada de 5.000 do Model 3. A Tesla continua a adiar o problema, sem avançar com datas precisas para a entrega de muitos carros a clientes, muitos dos quais já fizeram depósitos para sinalizar a compra. Mas quem pagou e está à espera, tem de esperar até ao final de Janeiro. Nessa altura, na reunião da apresentação dos resultados de 2017 aos accionistas, poderão surgir algumas novidades.

Mas as más notícias não acabam aqui. Todas estas notícias não agradaram aos mercados, levando a uma desvalorização das acções da marca em 8% na bolsa de Nova Iorque!

E como se tudo isto não fosse suficiente, o partido republicano acaba de apresentar uma proposta legislativa fiscal – com grande probabilidade de ser aprovada – que elimina com efeitos imediatos (ou seja, sem qualquer regime de transição) o incentivo de 7500 dólares (cerca de 6400 euros) para a compra de veículos eléctricos. Ou seja, mais uma machadada nas aspirações da Tesla – também no Chevrolet Bolt… – que deverá estar naquela situação de sentir que todo o Universo se juntou para conspirar contra si…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.