Pesquisa
Actualidade

Suzuki Vitara festeja 30 anos de idade

19:35 - 29-05-2017
  1
Suzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idade
Suzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idadeSuzuki Vitara festeja 30 anos de idade
Apesar do fenómeno dos SUV parecer um conceito moderno, é um tipo de carroçaria que remonta aos finais dos anos 80, com o lançamento de modelos como o Toyota RAV4 e o Suzuki Vitara, modelos que ajudaram a afirmar os "Sport Utility Vehicles" por todo o mundo.

E agora, numa altura que o Suzuki Vitara celebra o seu 30º aniversário, recuperamos um modelo que em 1987, quando o protótipo foi apresentado, e em 1988, quando se estreou no mercado (chegou a Portugal em 1999), já reunia algumas das características que hoje fazem dos SUV um dos tipos de carroçaria mais rentáveis do mercado dos automóveis. Estamos a falar de características como o desenho desportivo, carroçaria elevada e compacta, peso ligeiro, comportamento dinâmico em estrada e ágil em cidade, tudo isto sem perder as capacidades "off-road".

Desde que foi lançado no mercado, a carroçaria compacta de três portas do Vitara nada tinha que ver os volumosos 4x4 que já se encontravam no mercado. Surpreendeu com um "look" desportivo e urbano que mantinha "traços" mais robustos, tais como o enorme "portão" traseiro que tinha acoplada a roda sobressalente.

No que a motorizações diz respeito, o Vitara estreou-se no mercado com um motor a gasolina de 1.6 litros e 80 cv, sendo que tinha 3,56 metros de comprimento e pesava menos de 1000 quilos.

Depois do seu primeiro impacto no mercado, a Suzuki aumentou a sua oferta e começou a oferecer novas motorizações, nomeadamente um diesel V6 de 2,0 litros e 134 cv. Na mesma altura surgia também a primeira versão com tecto traseiro metálico (antes era de lona) e a proposta de cinco portas, aumentando o tamanho e a capacidade do habitáculo.

A primeira geração comercializou-se nos cinco continentes e fez do Vitara um modelo de bandeira da Suzuki durante os seus primeiros nove anos e meia de vida, altura em que superou o milhão de unidades vendidas.

Segunda geração (1998-2005)


Tal como tinha acontecido com a geração original, a segunda geração do Vitara teve uma longa "vida" no mercado, mostrando que a fórmula da Suzuki estava certa.

Apresentada em 1998, esta geração passou a ser denominada Suzuki Grand Vitara e ganhou linhas mais dinâmicas e um habitáculo bastante mais sofisticado. Além do mais, a Suzuki também trabalhou no sentido de evoluir e desenvolver o chassis e o comportamento dinâmico em estrada.

Agora, o condutor podia optar entre 4x2 e 4x4 com um simples premir de um botão (no habitáculo) e a partir de 2001 a Suzuki estreou o Grand Vitara XL-7, uma proposta de sete lugares.

Terceira geração (2005-2014)


A terceira geração do Suzuki Vitara chegou ao mercado em 2005, com a marca nipónica a redesenhar o formato do seu SUV, que resultou numa proposta mais compacta e mais… amiga do ambiente! Falamos de um menor consumo e de controlo de emissões mais reduzido.

Este novo Vitara incorporou ainda um chassis "monocoque" com suspensões independentes nas quatro rodas, sendo que contava ainda com um sofisticado sistema de tracção integral que oferecia quatro tipos de configurações distintos.

Quarta geração (2014-…)

A quarta geração do Suzuki Vitara chegou ao mercado em 2014 e não pense que nos enganámos na designação. É que este modelo marcou o regresso da Suzuki às origens, adoptando a designação original "Suzuki Vitara", deixando cair o "Grand" Vitara.

Ainda assim, e deixando de parte o nome, a Suzuki reinventou este modelo icónico que agora cumpre 30 anos, dando-lhe um "look" ainda mais compacto, moderno e estilizado. A linguagem de estilo é urbana mas continua a manter os traços "agressivos" que o destacaram quando foi lançado pela primeira vez, sendo que em resposta aos tempos modernos a Suzuki disponibilizou novas opções de personalização que permitem vincar ainda mais o carácter desta proposta.

Esta proposta conta com as mais recentes novidades no campo da tecnologia e da conectividade. E o mesmo acontece no campo da segurança, com o Vitara a oferecer vários sistemas de assistência à condução, tais como o sistema de assistência à travagem ou o cruise control adaptativo.

A oferta do Suzuki Vitara actual é composta por dois motores de 1.6 litros: um gasolina que garante 120 cv e um diesel que oferece 140 cv.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.