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Sabe o que são provas de validação antes da chegada ao "stand"?
10:49 - 10-01-2018
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Terminado todo o processo de desenvolvimento de um novo modelo e enquanto está a ser finalizada a sua linha de montagem em série, o que acontece até ao seu lançamento comercial? A Audi revelou, aproveitando o lançamento da nova geração do luxuoso A8, o que se passa num hiato importantíssimo em que o carro já está, basicamente, pronto, mas em que os testes derradeiros permitem descobrir falhas e introduzir pequenas alterações ou afinações: as provas de validação.

Acabam por ser quase tão importantes como os testes de desenvolvimento, pois são provas feitas já com carros finalizados, praticamente como se fossem para o "stand", mas que não estão aprovados para serem vendidos. São os chamados veículos pré-série, construídos já com as ferramentas da linha de montagem – no fundo também servem para afinação do processo de fabrico – e incluindo todo o "software" com que serão, mais tarde, vendidos.

Estes exemplares pré-série começam a ser preparados com dois anos de antecedência em relação ao lançamento comercial, para que os testes arranquem cerca de seis meses antes. Esse é o tempo que a marca calcula chegar para resolver problemas de última hora. Esses carros são, então, submetidos a testes nos quatro cantos do Mundo, embora numa condução perfeitamente normal, simulando a utilização que qualquer condutor lhe irá dar. No caso do A8, os seus condutores tiveram trabalho redobrado pois tiveram de experimentar as muitas inovações técnicas com testes específicos.

A Audi consegue sujeitar estes carros a testes em condições que vão os -30 ºC aos +50 ºC, pelo facto de dispor de 17 instalações para testes, um pouco por todo o Mundo! Chega a construir seis centenas de automóveis pré-série, cada um a percorrer entre 50 e 100 mil quilómetros, o que dá uma amostragem gigantesca de todos os tipos de condições enfrentadas. A marca alemã recolhe cerca de 80 terabytes de dados nestes testes que são depois analisados para detectar todas as falhas. Caso o resultado deste mega teste seja muito positivo, o novo modelo passa a uma prova final de validação em estrada normal para, por fim, receber a aprovação para que arranque a produção em série.

Aqui começa a vida comercial do novo modelo. E aquelas unidades pré-série todas, o que lhes acontece?! Bem, há finais diversos, dependendo das marcas e também, certamente, do número de veículos construídos e da sua especificidade. Há desde as que os guardam e distribuem pela sua rede para servirem para acções de formação até às que (aguenta coração!) os destroem! Uma coisa é certa: vendidos ao público é que não podem ser.

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