Pesquisa
Actualidade

Primeiro carro voador já está à venda!

14:17 - 15-02-2017
  886
Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!
Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!Primeiro carro voador já está à venda!
Desde esta semana que se pode encomendar o primeiro automóvel voador do Mundo, feito por uma empresa holandesa e homologado para rolar pelas estradas ou sobrevoar os engarrafamentos! Ou será que é… um girocóptero que pode andar pelas estradas?!

Comecemos pelas más notícias para não criar já falsas expectativas… O PAL-V Liberty, é assim que se chama o carro voador, é caro e para o utilizar na sua plenitude é necessário, obviamente, possuir "brevet" de piloto de helicópteros. O preço elevado faz parte da natureza pioneira deste veículo que demorou alguns anos não só a ser desenvolvido como a receber as certificações das entidades europeias e americanas.

Haverá uma primeira série especial de 90 unidades denominada Liberty Pioneer Edition a custar… 499 mil euros antes de impostos que poderá ser totalmente personalizada, incluindo sessões de instrução de voo. Depois de vendidas estas unidades, a PAL-V passará a comercializar o Liberty Sport, por "apenas" 299 mil euros antes de impostos…

O Liberty tem um habitáculo para duas pessoas em "tandem" (uma atrás da outra) e um "layout" de três rodas. Segundo o construtor, a passagem de configuração de automóvel para girocóptero e vice-versa demora entre 5 a 10 minutos, mas não se pense que é a solução para fugir do meio de um engarrafamento: o Liberty necessita de uma área livre de obstáculos, numa faixa de 90 a 200 metros por 20 metros de largura para levantar voo.

Desenvolvido em testes intensos entre 2009 e 2012 antes de entrar no longo processo de certificação e finalização do "design", o Liberty conta com dois motores Rotax, um que faz mover o rotor do girocóptero (cujo princípio de funcionamento é ligeiramente diferente do do helicóptero), e o outro que garante o movimento horizontal, usado para andar na estrada.

Com o primeiro, de 199 cv, serve apenas para o voo e pode levar o Liberty até uma altitude de 3500 m, podendo atingir os 180 km/h e ter autonomia de voo de quase 500 km. O segundo tem 100 cv e permite que o Liberty atinja, em terra, os 100 km/h em 9 s, com velocidade máxima de 160 km/h e consumo que lhe permite uma autonomia, segundo a marca, de… 1300 km! Parece a união perfeita (quase diríamos demasiado perfeita…) de dois mundos.

Ainda não é bem a concretização daquele sonho de fugir do engarrafamento a voar e, em especial, com algo bonito e acessível… Mas temos de começar por algum lado!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.