Pesquisa
Actualidade

Porsche Macan tem clone chinês

18:01 - 24-08-2016
  23
Porsche Macan tem clone chinês
Ainda se lembra da cópia chinesa do Range Rover Evoque, o Landwind X7? Pois bem, desta vez a "vítima" foi a Porsche e o seu… Macan.

O nome do "clone" é SR8 e é produzido pela fabricante chinesa Zotye. Como as imagens tão bem ilustram (pode comparar ambos os modelos na fotogaleria abaixo), as semelhanças entre o Zotye SR8 e o Porsche Macan são muitas e não se ficam apenas pelo exterior.

Se à primeira vista ainda surgem algumas dúvidas, sobretudo ao nível dos faróis traseiros e dianteiros, que se estendem para os painéis laterais e se diferenciam dos grupos ópticos do Macan, o interior é uma cópia descarada do modelo da marca de Estugarda. Desde o guiador até à consola central, passando pelo relógio presente no topo do tablier, o habitáculo é uma cópia exacta do Porsche.

Contudo, as semelhanças começam e acabam no aspecto. De acordo com a publicação "Carnewschina", o SR8 terá um preço que começa nos 88.800 yuan (11.780 euros), ao passo que os preços do Porsche Macan na China arrancam nos 558.000 yuan (74.040 euros).

No que diz respeito às motorizações, o SR8 estará disponível com um motor 1.5 turbo de 150 cv e um 2.0 turbo de 190, sendo que a transmissão pode variar entre uma caixa manual de cinco velocidades e uma caixa de dupla-embraiagem de seis velocidades.

Resta saber se a Porsche vai avançar para uma "batalha" jurídica tal como fez a Jaguar Land Rover. Contudo, é importante destacar que o fabricante britânico já desistiu da "luta", depois de um tribunal de Pequim ter dado as patentes das duas marcas como inválidas. A decisão levou Ralf Speth, chefe executivo da Jaguar Land Rover a dizer que "não há legislação, não há nada que nos possa proteger, temos que aceitar isto tal como é".

O que é certo é que o Landwind X7 continua no mercado e o mais certo é que a comercialização do Zotye SR8 também decorra sem problemas.

"Verdadeiro e Falso"
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.