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Nissan já usa automóveis autónomos… como reboques

11:00 - 11-12-2016
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Nissan já usa automóveis autónomos… como reboques
Numa altura em que tanto se fala em automóveis autónomos, a Nissan tem já em funcionamento duas unidades do Leaf que andam sozinhas pela sua fábrica de Oppama (Japão), a puxar atrelados carregados de carros acabados de montar. A marca nipónica chama-lhe Reboque Inteligente de Veículos – IVT de Intelligent Vehicle Towing – e mostra uma utilidade prática imediata para toda a tecnologia autónoma que está a ser desenvolvida para uso na estrada dentro de alguns anos.

Nissan já usa automóveis autónomos… como reboques


O sistema IVT recorre a Nissan Leaf modificados para, sem ninguém ao volante, puxarem reboques com carros acabados de montar. A ideia é levá-los desde a linha de produção até um ponto específico do parque industrial de Oppama de onde serão, depois, encaminhados para os barcos que os distribuirão por todo o Mundo.

Com uma série de dispositivos baseados em câmaras e sensores de laser que "lêem" detalhadamente todas as marcas na estrada, as lombas ou potenciais obstáculos, o sistema electrónico de controlo do veículo consegue calcular, pelo cruzamento de dados com os de um mapa de referência, a sua localização e o melhor caminho para chegar ao ponto de destino.

Se for necessário alterar o caminho, no caso de mudanças na linha de produção, essa modificações são fáceis de introduzir. Todos os reboques autónomos estão ligados em permanência a uma central de controlo de tráfego que consegue monitorizar em tempo real a posição, a velocidade e o estado da bateria de cada um deles. Num cruzamento, é um algoritmo específico que determina qual dos dois reboques que aí se encontraram terá prioridade. A central de controlo poderá fazer parar os dois reboques, remotamente, em caso de emergência.

Estes Leaf autónomos andam relativamente devagar, dentro dos limites de velocidade impostos dentro do perímetro da fábrica de Oppama, tendo a capacidade de parar sempre que detectam um obstáculo à sua frente. Assim que os seus sensores "percebem" que o caminho está de novo desimpedido, os Leaf retomam a marcha.

Embora o sistema IVT só agora tenha sido revelado e colocado em prática, o seu desenvolvimento já dura há cerca de um ano, tendo sido feitos mais de 1600 testes. Inclusive para que estes reboques autónomos possam funcionar mesmo debaixo de muito mau tempo e com fracas condições de visibilidade. E tudo o que a Nissan tem aprendido neste projecto servirá para avançar na pesquisa das soluções que colocará nos carros de condução autónoma a usar nas nossas estradas. Mas para isso ainda teremos de esperar mais um tempinho…
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