Pesquisa
Actualidade

Mobileye e Tesla afastaram-se por culpa do Autopilot

16:02 - 19-09-2016
  3
Mobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do Autopilot
Mobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do AutopilotMobileye e Tesla afastaram-se por culpa do Autopilot
Amnon Shashua, presidente da empresa Mobileye, garantiu que a sua empresa só cortou relações com a Tesla porque achou que a empresa de Elon Musk estava a "forçar os limites" no que ao sistema "Autopilot" diz respeito.

Shashua, que também ocupa o cargo de director técnico da tecnologia na empresa israelita, afirmou que o sistema Autopilot "não está desenhado para cobrir todas as possibilidades de acidente de forma segura". "Não importa de que forma se olhe, ele [Autopilot] não está desenhado para isso. É um sistema de auxílio ao condutor e não um sistema de condução autónoma", acrescentou.

A Tesla, como se esperava, já respondeu, declarando que nunca descreveu o "Autopilot" como uma tecnologia completamente autónoma.

"Desde o lançamento do Autopilot tentámos educar os nossos clientes no que diz respeito às nossas tecnologias, alertando para o facto de continuarem responsáveis por manter as mãos no guiador e ficar em estado de alerta quando usam o Autopilot. Os condutores devem estar preparados para assumir o controlo do veículo a qualquer altura", explicou um porta-voz da Tesla.

Recorde-se que o anúncio da "separação" entre as duas empresas já tinha sido feito em Julho, com a Tesla a afirmar que o motivo estava relacionado com o facto da Mobileye não conseguir manter o ritmo face à mudança dos seus produtos. O CEO da Tesla, Elon Musk (imagem ao lado), afirmou mesmo numa conferência que "era inevitável" as empresas seguirem caminhos diferentes.

Por outro lado, Shashua declarou que a Mobileye tinha algumas reservas acerca das diferentes mensagens da Tesla sobre o Autopilot – ao mesmo tempo que se "gabava" das capacidades autónomas do seu sistema, alertava para os condutores manterem as mãos no volante -, sobretudo depois do acidente fatal que envolveu um Tesla Model S que circulava com o Autopilot "ligado".

"Se uma empresa com a nossa reputação continuasse associada a este tipo de tentativas de forçar os limites em termos de segurança, isto iria afectar a longo prazo os nossos interesses e os interesses de toda uma indústria", concluiu o presidente da Mobileye.

Actualmente a Mobileye fornece sistemas de detecção de colisão a 27 fabricantes automóveis, o que faz com que esta empresa israelita detenha cerca de 70 por cento de quota de mercado.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.