Pesquisa
Actualidade

Mercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricos

16:27 - 18-01-2018
  21
Mercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricos
Mercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricosMercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricos
Mercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricos

Já não é novidade para ninguém que os principais construtores mundiais de automóveis estão a preparar uma ofensiva eléctrica para os próximos anos e a Mercedes não é excepção. E prova disso é o facto da marca de Estugarda até ter criado uma sub-marca para este tipo de veículos denominada Mercedes EQ.

Mas sempre pairou a dúvida em torno do facto desta ofensiva eléctrica poder chegar ou não ao departamento de "performances" elevadas da marca, a AMG. Mas essa questão está cada vez mais próxima de ser respondida e… confirmada. "Será que vamos ver AMG’s totalmente eléctricos? Porque não?", atirou Ola Kallenius, director da pesquisa e desenvolvimento da Mercedes, em declarações à publicação britânica Autocar.

"Neste momento não é um programa concreto, mas é exequível", acrescentou Ola Kallenius, antes de dizer: "Além disso, até já lá estivemos antes…", referiu, numa clara referência ao SLS AMG Electric Drive (modelo que ilustra esta notícia) que a marca lançou em 2012 e que viu produzidas pouco menos de 100 unidades.

Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2012, o SLS AMG Electric Drive contava com quatro motores eléctricos (um por cada roda) e produzia o equivalente a 750 cv de potência e 1000 Nm de binário máximo. Estes números permitiam-lhe passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e continuar a acelerar até aos 250 km/h.

Mercedes-AMG vai ter mesmo desportivos totalmente eléctricos

Custava 416.500 euros, mais do dobro do que se tinha de pagar por um SLS AMG GT Coupé com motor a combustão e isso talvez ajude a explicar as baixas vendas que alcançou. Porém, ficou a tecnologia e, sobretudo, a ideia…

Os "fãs" mais apaixonados pela marca que nasceu há 50 anos em Affalterbach, na região de Estugarda, podem nem achar grande graça à ideia de ter um AMG totalmente eléctrico e abandonar a já tradicional bando sonora dos motores V8, mas para Ola Kallenius isso não é problema, até porque já aconteceu antes.

"Quando mudámos para motores sobrealimentados toda a gente pensou que seria o fim do carácter da AMG, mas já não recebemos propriamente muitas queixas sobre isso agora. Todos amamos o som do V8 mas um carro eléctrico também pode ser entusiasmante, pelo que teremos que desenvolver uma segunda paixão para isso", afirmou Kallenius.

Não se sabe quando é que esta ideia passará à prática, ou seja, quando este superdesportivo 100 por cento eléctrico da AMG será produzido. Certo, para já, é que a marca de Estugarda se prepara para lançar a berlina AMG GT4 lá para Setembro e que contará com uma versão híbrida que deverá ultrapassar os 800 cv de potência.

Convém igualmente recordar que ainda esta semana a Mercedes apresentou no Salão de Detroit os primeiros modelos AMG a serem electrificados. Trata-se da variante AMG 53 do novo CLS e Classe E Coupé e Cabrio e contam com um bloco V6 de 3.0 litros associado a um sistema eléctrico de 48V e um compressor eléctrico.

A juntar a isto a Mercedes ainda instalou um bloco eléctrico EQ Boost entre o motor e a transmissão que combina as funções de alternador e motor de arranque. Este motor alimenta todo o sistema eléctrico, arranca o motor na função "Start/Stop" e ainda garante um pico de potência na ordem dos 22 cv e dos 250 Nm de binário.

E esta é mesmo a grande vantagem deste conjunto, já que tal como Ole Kallenius descreve o objectivo da AMG era "usar a potência da bateria para dar um ‘boost’ de potência e não tanto para aumentar a autonomia" e adianta que esta Série 53 da AMG vai, eventualmente, substituir os modelos AMG 43 actuais.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.