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Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...
10:45 - 06-08-2018
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Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...Hyundai quer assumir a emoção do design “à italiana”...
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A Hyundai não esconde a opção pelo carácter latino do design dos seus automóveis, procurando uma imagem mais emocional para cativar novos clientes. É uma opção de marketing e uma directriz assumida pelo departamento de design, para ir ao encontro de uma certeza: a imagem é fundamental no momento da decisão de compra.

É esta a aposta de Sang Yup Lee, responsável pelo design da marca sul-coreana, que não esconde que gostaria que dentro de dez anos a Hyundai pudesse vir a ter um apelo e um carácter semelhante ao da Alfa Romeo.

Os sul-coreanos já perceberam que a imagem é um dos principais argumentos para a sua afirmação na Europa. Foi por isso que criaram departamentos de estilo europeus para desenvolver automóveis à medida deste mercado, em contraste com a maioria dos japoneses que apostam numa visão global, esquecendo que o que é apetecível para um americano, um asiático ou um europeu, não é exactamente a mesma coisa, por muito bom que seja o veículo.

O Grupo Hyundai assumiu que a imagem começa por ser a melhor via para criar o desejo por um veículo, e isso é cada vez mais evidente a cada nova proposta. A marca percebeu que esta via é tão importante como as garantias dilatadas ou os preços baixos, que há muito deixaram de ser uma forma de conquistar mercado.

Sang Yup Lee admitiu que o design italiano é uma fonte de inspiração e afirmou ao "Automotive News" que gostaria que, dentro de uma década, as pessoas considerassem um Hyundai tão sexy como um Alfa Romeo.

Mais do que um desejo ou uma promessa, a Hyundai já começou a trabalhar nesse sentido. Basta recordar o concept "Fil Rouge" mostrado em Março no Salão Automóvel de Genebra. Mais do que um exercício de estilo, esta proposta inaugurou uma temática denominada "Sensuous Sportiness", que pretende aliar a sensualidade da forma com a imagem desportiva.

Sang Yup Lee promete que os próximos Hyundai vão ter uma imagem mais latina e uma boa dose de agressividade. Ao mesmo tempo, vão assumir uma imagem mais diferenciadora, apesar de não fugirem a um conceito familiar.

Esta opção, que vai muito para além do design, passa também pelo carácter desportivo que a Hyundai pretende incutir à sua gama com as propostas "N", que podem passar por níveis de equipamento mais ou menos personalizados, bem como pela proposta de modelos com um estilo vincadamente desportivo. Para já, temos o i30N e o Hyundai Veloster, mas este caminho abre as portas a novas propostas...

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