Pesquisa
Actualidade

Frankfurt Motorshow: Muitas novidades e grandes ausências

12:40 - 07-08-2017
  41
Mercedes-AMG Project OneMercedes-AMG Project OneAudi A8Audi A8Audi A8BMW X3BMW X3BMW X3BMW Série 6 GTBMW Série 6 GTBMW Série 6 GTNovo Bentley Continental GTNovo Bentley Continental GTNovo Bentley Continental GTCitroen C3 AircrossCitroen C3 AircrossCitroen C3 AircrossGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariHyundai KauaiHyundai KauaiHyundai KauaiHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NJaguar E-PACEJaguar E-PACEJaguar E-PACEJaguar XF SportbrakeJaguar XF SportbrakeJaguar XF SportbrakeJaguar I-PACEJaguar I-PACEJaguar I-PACERange Rover VelarRange Rover VelarRange Rover VelarMercedes Classe XMercedes Classe XMercedes Classe XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Crossland XOpel Crossland XOpel Crossland XOpel Insignia Country TourerOpel Insignia Country TourerPorsche 911 GT2 RSPorsche 911 GT2 RSPorsche 911 GT2 RSPorsche Panamera Sport TurismoPorsche Panamera Sport TurismoPorsche Panamera Sport TurismoRenault Mégane R.S.Renault Mégane R.S.Renault Mégane R.S.Rolls-Royce PhantomRolls-Royce PhantomRolls-Royce PhantomSEAT AronaSEAT AronaSEAT AronaSkoda KaroqSkoda KaroqSkoda KaroqVolkswagen PoloVolkswagen PoloVolkswagen PoloVolkswagen T-RocVolkswagen T-RocVolkswagen T-Roc
Mercedes-AMG Project OneMercedes-AMG Project OneAudi A8Audi A8Audi A8BMW X3BMW X3BMW X3BMW Série 6 GTBMW Série 6 GTBMW Série 6 GTNovo Bentley Continental GTNovo Bentley Continental GTNovo Bentley Continental GTCitroen C3 AircrossCitroen C3 AircrossCitroen C3 AircrossGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariGTC4Lusso é a principal pista para o futuro "crossover" da FerrariHyundai KauaiHyundai KauaiHyundai KauaiHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NJaguar E-PACEJaguar E-PACEJaguar E-PACEJaguar XF SportbrakeJaguar XF SportbrakeJaguar XF SportbrakeJaguar I-PACEJaguar I-PACEJaguar I-PACERange Rover VelarRange Rover VelarRange Rover VelarMercedes Classe XMercedes Classe XMercedes Classe XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Crossland XOpel Crossland XOpel Crossland XOpel Insignia Country TourerOpel Insignia Country TourerPorsche 911 GT2 RSPorsche 911 GT2 RSPorsche 911 GT2 RSPorsche Panamera Sport TurismoPorsche Panamera Sport TurismoPorsche Panamera Sport TurismoRenault Mégane R.S.Renault Mégane R.S.Renault Mégane R.S.Rolls-Royce PhantomRolls-Royce PhantomRolls-Royce PhantomSEAT AronaSEAT AronaSEAT AronaSkoda KaroqSkoda KaroqSkoda KaroqVolkswagen PoloVolkswagen PoloVolkswagen PoloVolkswagen T-RocVolkswagen T-RocVolkswagen T-Roc

O Salão Automóvel de Frankfurt abre as portas ao público a 14 de Setembro, quando a chanceler Angela Merkel cortar a fita inaugural, depois dos dois dias reservados à Comunicação Social. O certame alterna com o Salão Automóvel de Paris, e é o grande acontecimento da indústria automóvel europeia nos "anos ímpares". Em 2015 reuniu 1.100 expositores oriundos de 39 países e foram apresentadas 219 novidades, apreciadas por 900 mil visitantes.

Em termos de dimensão, o Salão de Frankfurt é esmagador, mas, tal com muitos outros certames, está a ser vítima do seu próprio sucesso. Estas organizações atraem multidões, mas os custos de participação atingem tão valores astronómicos que há muito boa gente que faz contas à vida e aposta noutras formas de promoção.

Os grandes salões deixaram de ter o apelo que já motivaram junto dos grandes construtores e, por isso, para além das marcas alemãs que jogam em "casa", apenas é evidente a adesão dos construtores asiáticos.

PRESENÇAS: Olhando para o elenco dos expositores, encontramos a Audi, Bentley, BMW, Bugatti, Dacia, Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Kia, Lamborghini, Land Rover, Lexus, Maserati, Mazda, Mercedes, Mini, Opel, Porsche, Renault, Seat, Skoda, SsangYong, Subaru, Suzuki, Tata, Toyota e Volkswagen.

Qualquer destes construtores chega a Frankfurt com o intento de dar nas vistas, apesar de a maioria já ter antecipado muitas das suas grandes novidades à Comunicação Social de todo o mundo. É esta actividade de marketing que rouba o protagonismo ao salões, onde as novidades "da verdade" são muito raras, mas mesmo assim, não há regra sem excepção...

NOVIDADES

AMG - Mercedes – O hiper-desportivo Project One, derivado da F1, talvez seja o modelo mais aguardado do Salão Automóvel de Frankfurt.

Audi – O novo A8 e o renovado A7 Sportback são as apostas da marca de Ingolstadt para os próximos meses, embora seja expectável a apresentação de um protótipo que antecipe o futuro A6.

BMW. O novo X3, o desportivo Serie 6 GT (que surge como herdeiro do Serie 5 GT) e um M5 com tracção total permanente, tal como a renovação do monovolume Serie 2 Active Tourer e do eléctrico i3, são muitas novidades anunciadas. Mas também deve ser possível conhecer a imagem do futuro X4 e o protótipo do X7.

Bentley – O novo Bentley Continental deve fazer a sua estreia em Frankfurt...

Citroën – O SUV C3 Aircross chega ao mercado nacional lá para o fim do ano

Dacia – Tudo indica que será apresentada a segunda geração do Duster.

Ferrari – Segio Marchionne não esteve em Paris, no ano passado, mas a sua presença em Frankfurt é aguardada com expectativa. Temas como a mobilidade eléctrica nos modelos de Maranello e o SUV que não será um SUV, abrem caminho à especulação...

Ford - Frankfurt pode servir de cenário para a apresentação do novo Focus.

Hyundai – O SUV Kauai será a grande aposta da marca sul-coreana, a par da nova linha desportiva "N", com destaque para o i30N, que fez figura em Nürburgring.

Honda – O Type R é um tema da actualidade e atrai as atenções para uma marca que, pensa mais no mercado americano do que na Europa.

Jaguar – O E-Pace, que chega ao mercado em 2018, bem como a nova carrinha XF Sportbrake vão partilhar o protagonismo com a versão final do i-Pace eléctrico, que pode surgir no final do próximo ano.

KIA – A terceira geração do popular Cee’d é aguardada com grande curiosidade.

Land Rover - O novo Range Rover Velar já recolheu todos os elogios da Comunicação Social. Não é exactamente uma novidade, mas está prestes a chegar ao mercado e volta a ser sufragado pelos visitantes do certame.

Mercedes – A pick up Classe X vai ser uma vedeta. O renovado Classe G tem adeptos indefectíveis e fala-se que pode ser apresentado o EQ-A, que configura um compacto eléctrico. Mas pode haver mais... A Mercedes gosta de surpreender no "seu" salão...

Opel – A integração da marca de Russelsheim no Grupo PSA será tema de todas as conversas. O Grandland X, realizado com base na plataforma do Peugeot 3008, e o Crossland X, o clone do Peugeot 2008/Citroën C3 Aircross, também vão marcar presença, a par do Insignia Country Tourer.

Porsche – O radical 911 GT2 será um chamariz num espaço onde também vai surgir o novo Panamera Sport Turismo. Mas toda a curiosidade passa pela possibilidade da apresentação do Cayenne 3, sem falar nas notícias sobre a aposta da marca alemã na mobilidade eléctrica.

Renault – O novo Mégane R.S. promete vir a causar surpresa no campo dos desportivos.

Rolls Royce – O novo Phanton VIII, que AQUELA MÁQUINA já configurou ao nosso gosto, vai ter todo o destaque, mas são aguardadas informações sobre a aposta eléctrica da marca sediada em Goodwood.

SEAT – O SUV compacto Arona mostra a aposta da marca espanhola do Grupo VW num segmento que não pára de crescer.

Skoda – Depois do grande Kodiaq, a Skoda aposta no Karoq, com uma volumetria semelhante à do SEAT Ateca.

Volkswagen – A nova geração do Polo e o SUV compacto T-Roc, construído em Palmela, serão vedetas.  

AUSENTES. Há muitas novidades que vão marcar o Salão de Frankfurt, mas é impossível esquecer ausências de grande peso. O Grupo Fiat/Chrysler (FSA) apenas será representado pela Abarth, Ferrari e Maserati, deixando a Alfa Romeo, Fiat, Jeep e Lancia fora dos pavilhões do IAA. O mesmo acontece com o Grupo PSA (Peugeot/Citroën), que deixou a Peugeot e a DS em casa, marcando presença com a Citroën, que vai mostrar ao público o já conhecido C3 Aircross. A Volvo é outro do grandes ausentes. Esta realidade tem assumido dimensões preocupantes para os organizadores dos grandes salões. É cada vez mais evidente que a relação custo/benefício da presença num destes certames começa a ser muito deficitária...

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.