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Ford usa 90 toneladas de argila por ano

18:23 - 23-10-2016
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Ford usa 90 toneladas de argila por ano
A modelação em argila chegou à indústria automóvel no final dos anos 20, e se os designers de hoje em dia já têm acesso a programas e ferramentas super avançados, as fabricantes automóveis continuam a recorrer a esta técnica para construir modelos de tamanho real.

E a Ford é uma das que usa e defende este material, garantindo mesmo que permite um nível de cooperação entre a equipa e uma gama de possibilidades sem precedentes. "Os computadores tendem a ser um trabalho de apenas uma pessoa, enquanto que os modelos de argila tendem a ser um trabalho muito mais cooperativo. Todos podem ver e explorar as possibilidades juntos, o que faz com que existam mais hipóteses de desenvolver um modelo bonito", afirmou a marca da oval azul.

Ford usa 90 toneladas de argila por ano

E apesar desta técnica ser transversal a quase toda a indústria automóvel, quando se pega no exemplo da marca de Detroit, os números são verdadeiramente impressionantes. A Ford usa cerca de 90 toneladas de argila todos os anos, sendo que esta não é a argila a que estamos habituados. Trata-se de uma combinação de óleos e ceras, e ao contrário do que acontece com a argila usada na cerâmica tradicional, não contém água.

A avaliar pela quantidade de material que a Ford usa todos os anos, seria de esperar que este material fosse reciclado para poder voltado a ser usado, mas a verdade é que esta prática só começou a ser feita desde há cinco anos. Mas mais vale tarde do que nunca e desde essa altura a Ford já conseguiu recuperar mais de nove toneladas. Pode não parecer muito, tendo em conta os "gastos anuais", mas se considerarmos que um modelo em tamanho real da pick-up Ford Raptor precisa de quase 900 kg de argila (e cerca de 20 mil horas de trabalho) para ganhar vida, percebemos que todos os quilos contam.

O método da reciclagem é bastante simples. Depois de reunido o material a processar, uma máquina compressa e retira todo o ar, dando origem a pequenos tubos deste material, já compacto, que fica com a consistência adequada para que possa voltar a ser usado.

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