Pesquisa
Actualidade

VW quer conquistar Pikes Peak com 680 cv eléctricos!

10:44 - 23-04-2018
  17
Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!
Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!Com 680 cv eléctricos nestes protótipo a VW quer conquistar Pikes Peak!

Pode parecer mais um protótipo para correr em circuitos do que propriamente um automóvel para atacar uma das rampas mais famosas, mas também mais difíceis dos Mundo… O VW I.D. R Pikes Peak será pilotado, no dia 24 de Junho, pelo francês Romain Dumas na famosa "Corrida para as nuvens", em busca não só da vitória mas também do recorde absoluto dos veículos eléctricos.

Não se pense que é tarefa fácil, já que foi o próprio Dumas que estabeleceu o tempo de 8.57,118 m numa das suas três vitórias em Pikes Peak, quando guiou um protótipo com motorização elétrica. Pelo menos já sabe como fazê-lo e a VW dá-lhe agora uma "arma" que parece capaz de atingir o objectivo, apesar de as condicionantes serem inúmeras e nem todas dependerem de carro e pilotos: apesar de a subida se realizar já em finais de Junho, não seria inédito registarem-se temperaturas negativas e haver gelo no final do percurso, a 4302 metros de altitude!

Mas a VW fez tudo para ter uma máquina à altura do desafio e o I.D. R Pikes Peak – I.D. remetendo para a família de veículos elétricos que irá lançar, R de Racing – é um protótipo tecnologicamente avançado que promete! O chassis é uma monocoque feita em fibra de carbono e estará equipados com dois motores elétricos que lhe garantem tração integral, potência total de 500 kW (o equivalente a 680 cv) e um binário de 650 Nm.

Isto para um carro muitíssimo baixo e largo que terá o centro de gravidade bem junto ao chão para garantir um comportamento dinâmico de excelência. O I.D. R Pikes Peak tem 5,2 m de comprimento, por 2,35 m de largura e apenas 1,2 m de altura, pesando menos de 1100 kg, contando já com o peso de Romain Dumas. Relação peso/potência de 1,6 kg/cv que lhe permite uma aceleração até aos 100 km/h em… 2,25 s, mais rápido que um Fórmula E, além de velocidade máxima de 240 km/h. Neste caso, a aceleração é bastante mais importante que a velocidade de ponta…

"A cooperação dentro do Grupo deu-nos uma enorme ajuda, em particular devido ao calendário muito apertado", comentou Sven Smeets, responsável pela VW Motorsport. "Por exemplo, tivemos todo o apoio da fábrica da baterias da VW de Braunschweig e trabalhámos em conjunto com o departamento de desenvolvimento tecnológico de Wolfsburg". Em relação às baterias, por exemplo, houve um complexo trabalho de afinação para que o I.D. R Pikes Peak não transportasse mais que as estritamente necessárias, devido ao peso. Assim, 20% da energia necessária será gerada ao longo dos 19,99 km do percurso, recuperando-a nas travagens.

Apresentado ontem no circuito francês de Alès, o VW I.D. R Pikes Peak vai agora passar por um intenso programa de testes, pois faltam apenas dois meses para o grande momento e todo o desenvolvimento terá de ser feito fora do percurso de prova. Mais perto das datas da subida a Pikes Peak, o carro poderá ser experimentado em pequenos troços pré-determinados para se conseguirem as melhores afinações.

Os 19,99 km da rampa de Pikes Peak, desde há alguns anos totalmente asfaltados, começam a uma altitude de 2862 metros e terminam, após 156 curvas, aos 4320 metros acima do nível do mar. Dia 24 de Junho, por mais intensos que sejam os preparativos, será um carro, um piloto… uma tentativa!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.