Pesquisa
Actualidade

Citroen C5 Aircross face ao Peugeot 3008 e não só…

14:10 - 26-04-2017
  94
Citroen C5 Aircross face ao Peugeot 3008 e não só…Citroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossPeugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Opel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland X
Citroen C5 Aircross face ao Peugeot 3008 e não só…Citroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossCitroen C5 AircrossPeugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Peugeot 3008Opel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland XOpel Grandland X
A Citroen aposta forte na criação de uma família de monovolumes. Em Novembro chega a Portugal o C3 Aircross (este nome ainda não está confirmado) realizado com base no protótipo que foi mostrado no último salão de Paris (imagem abaixo), mas a marca francesa não se fica por esta proposta no campo dos SUV compactos.

O C5 Aircross foi apresentado no último Salão Automóvel de Shangai e se numa primeira fase a grande aposta passa pelo mercado chinês, o modelo chega à Europa em 2018 onde terá como concorrentes modelos como o seu "primo" Peugeot 3008, com o qual partilha a mesma plataforma.

Com 4,5 metros de comprimento, ao nível das dimensões, o Citroen C5 Aircross é cinco centímetros mais comprido do que o Peugeot 3008 e também ligeiramente mais alto, apesar dos dois modelos partilharem a mesma largura (1,84 metros). A grande diferença passa pela imagem de cada destes SUV. Enquanto a Citroen assumiu um estilo que tem tudo a ver com a última geração do C3 e em interiores que podem ser vistos como uma evolução do estilo (e especialmente da qualidade) apresentado no Cactus, a Peugeot assume uma imagem consistente com uma gama que vai do 2008 ao novo 5008, que foi apresentado à Comunicação Social europeia no nosso país.

OPEL GRANDLAND X.
Mas se o Citroen C5 Aircross e o Peugeot 3008 são "primos" próximos, a família tem outro parente – o novo Opel Grandland X, que partilha a mesma plataforma utilizada pelos modelos franceses. Em termos de dimensões, com 4,47 metros de comprimento é ligeiramente maior do que o 3008 e um pouco mais pequeno do que o C5 Aircross. O modelo da marca de Russelsheim será produzido em França na fábrica da Peugeot em Sochaux, uma decisão que já estava tomada antes do Grupo PSA (Peugeot/Citroen) ter adquirido a marca alemã. A apresentação terá lugar no próximo Salão Automóvel de Frankfurt e tudo indica que o SUV da Opel possa chegar ao mercado ainda este ano.

Ao ser produzido a par do Peugeot 3008, o Grandland X deverá partilhar as motorizações com o modelo francês. Neste momento a grande incógnita passa pela gama do C5 Aircross, que só chega ao mercado em 2018. Deverá haver alterações face às motorizações propostas no mercado chinês, mas a proposta não deve fugir muito à que está disponível no 3008 ou sejam os diesel 1.6 HDi de 120 cv e 2.0 HDi de 150 e 180 cv, além dos propulsores a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e 1.6 THP de 165 cv.

O novo SUV da Citroen será um modelo de tracção dianteira, contando com o sistema Grip Control que faz variar a capacidade de tracção, consoante o piso por onde se circula. Conta, por exemplo, com programas especiais para rodar em estradas pedregosas, enlameadas ou arenosas. Não está, para já, prevista nenhuma versão de tracção integral a não ser que, no futuro, venha a dispor da mecânica híbrida que lhe coloca um motor eléctrico no eixo traseiro, mas isso terá de ser confirmado mais tarde.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.