Pesquisa
Actualidade

Cayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da Porsche

12:19 - 10-10-2017
  29
Cayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da Porsche
Cayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da PorscheCayman E-Volution faz parte da estratégia eléctrica da Porsche
A Porsche está empenhada na evolução dos automóveis eléctricos e prova disso é o facto dos primeiros Mission E – a berlina totalmente eléctrica da Porsche – já terem sido apanhados em testes dinâmicos.

Ainda assim, e apesar de já oferecer variantes "electrificadas" do Panamera e do Cayenne, a fabricante germânica ainda não usou essa tecnologia na família 718, que contempla os modelos Cayman e Boxter. Porém, é precisamente isso que temos aqui.

Denominado Cayman E-Volution, este protótipo é um Cayman totalmente eléctrico e por estes dias marca presença no simpósio de veículos eléctricos que decorre em Estugarda, a "casa" da Porsche.

Mas não se deixe enganar, este Cayman E-Volution é já um "velho conhecido" e os fãs da marca germânica devem lembrar-se que foi apresentado pela primeira vez em Janeiro do ano passado, no Festival Automobile International, em Paris.

Isto ajuda a explicar o facto de que não foi feito com base no actual 718 Cayman mas sim no modelo que o antecedeu, como de resto se percebe no desenho da carroçaria, que permanece intacto e só se distingue da versão "convencional" por culpa dos autocolantes que cobrem as portas e pelos apontamentos verdes nas jantes e nas pinças dos travões.

Mas claro, a maior diferença está debaixo do "capot", onde no lugar do bloco "boxer" de seis cilindros – ou do novo motor de quatro cilindros turbo – está um sistema que combina dois motores eléctricos que oferecem o equivalente a 500 cv de potência e uma autonomia a rondar os 500 km.

Estes números são mais do que suficientes para que este Cayman E-Volution seja o mais rápido nos 0 aos 100 km/h que todos os restantes membros da família Cayman/718. Este registo é feito em apenas 3,3 segundos, ao passo que o antigo Cayman GT4 e o actual 718 Cayman S precisam de 4,2 segundos.

Infelizmente este modelo nunca será produzido, já que a Porsche o anunciou somente como uma plataforma de testes para desenvolver tecnologias para os seus futuros eléctricos, tais como o uso de carregadores de 800 volts em vez de 400, uma mudança que permite que este protótipo carregue 80 por cento da capacidade da bateria (o que dá para aproximadamente 360 quilómetros) em apenas 15 minutos!

E esta tecnologia já poderá ser aproveitada no Porsche Mission E, já que a fabricante de Estugarda está a trabalhar em conjunto com a Audi, Mercedes, BMW e Ford para instalar uma rede de carregamento rápido com esta tecnologia por toda a Europa.

Recorde-se que o Porsche Mission E chega em 2019, terá uma autonomia a rondar os 500 km e, segundo a própria marca, terá um preço muito próximo do Panamera. O mesmo é dizer que no nosso país a berlina eléctrica da Porsche vai começar nos 110 mil euros…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.