Pesquisa
Actualidade

Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!

12:35 - 15-12-2017
  44
Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Tesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla Semi
Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Camião eléctrico da Thor Trucks quer meter Tesla Semi em sentido!Tesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla SemiTesla Semi

Quando se fala em Thor rapidamente associamos o nome ao conhecido Deus do Trovão de Asgard, personagem do universo Marvel, mas aquilo que muitos não sabem é que Thor também é nome de camião… eléctrico!

Está tudo ligado (Thor, trovão… electricidade) mas não é bem a mesma coisa. O Thor que aqui lhe trazemos é da empresa californiana Thor Trucks, chama-se ET-One e quer bater o pé ao Semi, o camião eléctrico da vizinha Tesla.

E este é mesmo o principal objectivo desta pequena "startup" norte-americana que nasceu pela mão do empresário Dakota Semler e que neste momento conta apenas com 18 empregados, entre eles um ex-funcionário da Navistar (empresa que produz camiões e autocarros) e um engenheiro mecânico que passou pela Boeing e pela Faraday Future.

Os detalhes em torno deste projecto ainda estão envoltos em algum secretismo, afinal os primeiros testes dinâmicos públicos só vão surgir em 2018 e a produção só vai arrancar em 2019, mas a Thor Trucks já vai deixando "fugir" alguns números…

A autonomia, por exemplo, resulta de dois "packs" de baterias com células LG Chem montadas nas duas laterais do chassis e está fixada nos 482 quilómetros, ainda que esteja prevista uma versão mais barata com apenas 160 quilómetros de autonomia.

Recorde-se que a Tesla também oferece o Semi numa versão com 482 quilómetros, mas tem outra, mais "poderosa", que consegue fazer 800 quilómetros com uma só carga. Porém, no que toca a capacidade de carga, quer o Thor quer o Tesla Semi estão ao memso nível, conseguindo rebocar até 36 toneladas.

No que ao "Look" diz respeito, encontramos várias semelhanças com a proposta apresentada pela empresa de Elon Musk, sendo que no caso deste Thor ET-One é a grelha frontal que domina todo o design, saltando à vista de imediato o logo da empresa com sede na Califórnia.

O design arredondado aponta para o futuro, mas é impossível negar que as linhas do Tesla Semi são mais disruptivas. Dentro do habitáculo voltam a verificar-se diferenças. É que o Tesla Semi apresenta uma configuração radical com o banco do condutor ao centro e com um painel de instrumentos quase "despido", onde apenas surgem dois ecrãs (um de cada lado do guiador) semelhantes ao que encontramos no "tablier" do Tesla Model 3. Por seu turno, o Thor ET-One terá um "look" mais convencional, com a habitual configuração de dois bancos (lado-a-alado).

Quando chegar ao mercado no final de 2019 ou início de 2020 – arranque da produção está confirmado para 2019 – a versão com autonomia de 160 km do Thor ET-One vai ter um preço a rondar os 127 mil euros e a versão de 482 km um preço de aproximadamente 210 mil, mais 60 mil que a versão com 800 km de autonomia da Tesla e mais 80 mil que a variante de 482 km de autonomia apresentada por Elon Musk.

A autonomia e o preço favorecem o camião da Tesla (imagem ao lado), que segundo as mais recentes notícias já vai tendo encomendas de empresas tão notáveis quanto a Pepsi ou a Budweiser. Mas uma coisa é certa, o Tesla Semi (já) não está sozinho na corrida ao título de camião do futuro!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.