Pesquisa
Actualidade

BMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos Olímpicos

17:00 - 24-07-2016
  13
BMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos Olímpicos
BMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos OlímpicosBMW ajudou nadadores americanos na preparação para os Jogos Olímpicos
A BMW e o Comité Olímpico dos Estados Unidos trabalham em conjuntos desde 2010 e são vários os exemplos de sucesso, tais como o "bobsled" desenvolvido para a equipa olímpica norte-americana ou a cadeira de rodas em carbono que a BMW construiu para a equipa de Paralímpicos dos Estados Unidos. Mas desta vez o trabalho foi feito… na piscina.

Neste momento deve estar a tentar encontrar uma relação entre a BMW e a… água. É normal que ache estranho. Mas na verdade faz todo o sentido. A tecnologia usada neste projecto é a mesma que a marca da Baviera usa nos seus veículos com sistema de condução autónoma.

O mesmo computador que permite aos BMW "autónomos" verem os outros carros, as faixas da estrada, os peões e os lugares de estacionamento foi usada para ler os movimentos dos nadadores debaixo de água. A BMW apelida esta solução de "Luz Traseira", pois teve de recorrer às mesmas luzes LED que usa nos grupos ópticos traseiros em alguns dos seus veículos.

A BMW começou por instalar várias luzes LED em pontos específicos do corpo dos nadadores, tais como os ombros, joelhos, ancas, pulsos e tornozelos. Como são pequenos, não alteram ou impedem o movimento dos nadadores. Contudo, são fortes o suficiente
para serem filmados por uma câmara que os acompanha ao longo da piscina e captura os vários pontos de movimento, permitindo a atletas e treinadores analisarem a técnica e a postura dentro de água, podendo assim melhorar os mais pequenos detalhes.

Este engenhoso sistema desenvolvido pela BMW está a ser um sucesso junto dos treinadores. "O objectivo é que comparando as medições com o desempenho ao longo do tempo, possamos usar o sistema da BMW para aprimorar detalhes técnicos que funcionem melhor para cada nadador", afirmou Russell Mark, Consultor de Rendimento da Equipa de Natação dos Estados Unidos.

Mas não pense que esta solução foi fácil. O sistema precisava de ser forte o suficiente para aguentar a intensidade que uma preparação para os Jogos Olímpicos exigem e ao mesmo tempo tinha de ser muito discreto,
para não alterar o comportamento dos atletas. De acordo com Peter Falt, Director do departamento "Design Works" da BMW, o sistema foi desenhado para "aguentar as forças intensas dos nadadores Olímpicos" para ser invisível o suficiente e para "desaparecer, fazendo com que não fosse notado pelos nadadores e que não alterasse o movimento natural dos atletas".

Agora já sabe, quando estiver a acompanhar as provas de natação durante os Jogos Olímpicos (o evento de natação realiza-se entre os dias 6 e 13 de Agosto) lembre-se que uma tecnologia usada em automóveis foi fundamental na preparação e no rendimento dos nadadores dos Estados Unidos.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.