Pesquisa
Actualidade

“Autolivery” é o conceito autónomo da cidade do amanhã da Ford

10:23 - 28-02-2017
  3
“Autolivery” é o conceito autónomo da cidade do amanhã da Ford
Durante mais de meio século as carrinhas de mercadoria desempenharam um papel fundamental no transporte de produtos. Por outro lado, actualmente os drone são o fenómeno moderno. Mas é possível que ambos possam colaborar juntos para melhorar a mobilidade nas áreas urbanas. Pelo menos é esse o projecto da Ford com a "City of Tomorrow" (Cidade do Amanhã).

“Autolivery” é o conceito autónomo da cidade do amanhã da Ford


As carrinhas de condução autónoma podem transportar de maneira rápida e eficiente quase todo o tipo de produtos, desde alimentos até material médico urgente. Os drones podem, potencialmente, explorar o ar para alcançar zonas inacessíveis por carros. Isto facilitaria o transporte em edifícios muito altos ou em zonas em que estacionar uma viatura para carga e descarga se torna um empecilho para o trânsito.

O inovador conceito "Autolivery", desenvolvido por uma equipa de trabalhadores da Ford para o desafio "Last Mile Mobility Challenge", imagina o uso conjunto de carrinhas eléctricas de condução autónoma combinadas com drones para recolher e entregar mercadorias em zonas urbanas. A ideia foi apresentada no Mobile World Congress, em Barcelona.

A experiência mostra os preparativos para uma festa em que falta um ingrediente para o jantar. O serviço "Autolivery" revela como as novas tecnologias podem ajudar os consumidores a pouparem tempo, estarem conectados com a cidade e prepara terreno para um futuro sustentável. Em vez de a anfitriã ter de sair de casa até ao supermercado pode simplesmente encomendar o ingrediente que lhe é trazido até à varanda por um drone. Esta necessidade de poupança de tempo vem aliada aos dados de 2016 que revelam que os condutores europeus passaram em média 91 horas em engarrafamentos durante o ano.

A "City of Tomorrow" propõe superar os obstáculos da mobilidade em termos urbanos, incluindo o tempo perdido em trânsito, permitindo que toda a população chegue mais rapidamente a qualquer local ao diminuir o número de veículos a circular na cidade. Algumas estradas poderiam até dar lugar a espaço verdes, oferecendo uma maior qualidade de vida.

A Ford incentiva de maneira regular o espírito empreendedor através de vários desafios colocados aos seus colaboradores. Este projecto foi desenvolvido por trabalhadores da Ford em Hong Kong. "É uma questão de fazer a vida na cidade mais fácil. A possibilidade de combinar a tecnologia do veículo autónomo e eléctrico com drones para enviar encomendas de maneira mais fácil e rápida pode melhorar a vida de todo o mundo", assegurou Euishik Bang, um dos criadores do projecto.

A Ford planeia contar com um veículo completamente autónomo com nível 4 de sistema de condução autónoma em 2021, tal como aumentar a sua frota de veículos eléctricos.

TEMAS:

Ford
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.