Pesquisa
Actualidade

Alemanha quer caixas negras nos carros autónomos

14:28 - 19-07-2016
  10
Alemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomos
Alemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomosAlemanha quer caixas negras nos carros autónomos
O ministro dos transportes alemão afirmou que a Alemanha está a planear legislação que obrigue os construtores automóveis que tenham carros equipados com a funcionalidade de "piloto automático" a instalar uma caixa negra que ajude a determinar de quem foi a culpa em caso de acidente.

À medida que as funcionalidades de condução autónomas ganham força surgem mais preocupações relacionadas com a segurança e o acidente fatal envolvendo um Tesla Model S que circulava em "piloto automático" foi mais um alerta de como as atuais regras não contemplam este tipo de veículos nem este tipo de problemas.

Dentro da proposta apresentada pelo ministro dos transportes alemão Alexander Dobrindt, os condutores não terão de prestar atenção ao trânsito ou ao volante, mas deverão estar sentados atrás do guiador para que possam assumir o comando do veículo em caso de emergência. Contudo, os fabricantes automóveis terão de instalar uma caixa negra que registe o momento em que o "piloto automático" é activado, quando é o condutor que está a conduzir e em que altura o sistema "exigiu" que fosse o condutor a assumir os comandos do carro. Tudo isto deverá ficar gravado para que se possa determinar de quem foi a responsabilidade num eventual acidente.

Segundo um porta-voz do ministro dos transportes, esta proposta será apresentada aos outros ministérios ainda este Verão, para que a sua aprovação possa ser votada.

Enquanto maior mercado automóvel da Europa e país de três – Daimler Mercedes, Volkswagen e BMW - dos maiores grupos automóveis do mundo, o governo germânico deseja que estes "três jogadores" sejam protagonistas no mercado dos veículos com sistema de condução autónomo, pelo que é fundamental começar a "preparar terreno" para uma realidade que deve chegar em 2020.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.