Pesquisa
Actualidade

A reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricos

11:11 - 20-08-2017
  147
A reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricosA reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricosA reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricos
A reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricosA reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricosA reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricos
A ideia é da Continental e dirige-se, essencialmente, para os automóveis eléctricos dos segmentos médio e compacto. A marca alemã de pneus chama-lhe "New Wheel Concept" (à letra, novo conceito de roda) e explica que esta jante passa a ser composta por duas partes: uma coroa exterior e uma "estrela" central que incorpora o disco de travão em alumínio.

Segundo a marca, esta solução tem duas grandes vantagens, diminuindo o peso do carro e melhorando a travagem dos actuais rotores que são sensíveis à corrosão, o que o alumínio não é. Aliás, a Continental diz que uma das ideias deste sistema é que os discos de travão tenham uma duração semelhante a toda a vida útil do carro, baixando também os custos de manutenção que ficariam, assim, reduzidos às pastilhas de travões. Já de si muito mais baixos em qualquer automóvel eléctrico.

"Nos automóveis eléctricos é fundamental que o condutor passe o menor tempo possível a carregar no pedal do travão de fricção", explicou Paul Linhoff, responsável pelo desenvolvimento dos travões, na continental. "Durante a desaceleração, a cinética do veículo é convertida em energia eléctrica, aumentando a sua autonomia. Por isso o condutor continua a operar o pedal do travão, mas isso não quer dizer que os travões das rodas estejam a ser activados".

Basicamente é essa parte central que se aperta no cubo da roda, contendo o disco de travão em alumínio. Por outro lado, como todo o conjunto é mais leve, baixando o peso do carro, também exige menos energia para acelerar e manter a velocidade, contribuindo também para aumentar a autonomia. Por agora, este New Wheel Concept é apenas um estudo, não tenho ainda passado à fase de protótipos para testes.

Já se sabia que a imparável e definitiva proliferação de automóveis eléctricos iria mudar muitos hábitos na nossa sociedade. Mas, agora, que até pudesse vir a mudar o conceito da roda é uma novidade…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.