Pesquisa
Actualidade

2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!

12:10 - 06-02-2018
  128
2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!
2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!2017 ano de viragem: o Diesel já não é o mais popular na Europa!

Aquilo que começou como um escândalo protagonizado apenas pelo Grupo VW tornou-se uma tendência europeia e, facto ainda há poucos anos impensável, o Diesel já não é a motorização favorita do mercado do Velho Continente, tendo perdido, em 2017, a primazia de que vinha gozando há cerca de uma década! No ano passado venderam-se mais carros a gasolina do que com motores Diesel e tudo indica que a tendência continuará a apontar para um afastamento progressivo dos números.

Se o escândalo da VW deixou muitos consumidores a olhar desconfiados para os Diesel, a verdade é que, para quem faz muitos quilómetros diariamente, a opção do motor a gasóleo ainda continua a fazer sentido, pelos consumos claramente inferiores. Contudo, para quem faz apenas quilometragens médias convém fazem as contas com mil cuidados: os motores a gasolina de nova geração – pequenas cilindradas com turbo que conseguem ter potências e funcionamentos em tudo semelhantes! – podem compensar por serem muito mais baratos no acto de compra.

Deve ter sido essas contas que fizeram muitos consumidores europeus, levando a que os automóveis Diesel dessem um enorme "trambolhão" de 7,9%, o que significou quase menos 600 mil unidades vendidas, face a 2016! Pelo contrário, as vendas de carros com motores a gasolina cresceram 10,9% ou seja, em termos absolutos, cerca de 760 mil unidades, enquanto as motorizações com combustíveis alternativos, também registaram um pequeno acréscimo de 230 mil exemplares (ver gráfico com dados da empresa Jato).

A recuperação dos motores Diesel afigura-se difícil, até pela política de diversos governos que estão a desincentivar a utilização daquele tipo de motores, por questões relacionadas com a qualidade do ar das suas cidades. É claro que não estamos a dizer que o Diesel está para acabar, mas não há dúvida de que terá uma vida cada vez mais difícil… Para já, 2017 marca um ano de viragem, em que o gasóleo deixou de ser o combustível favorito dos europeus, na altura de comprarem carro novo, com destaque para fortes quedas em mercados onde o Diesel era rei, como França, Bélgica ou Luxemburgo.

Em Portugal ainda se vive no reino do Diesel mas, aos poucos, já se vai notando uma certa alteração de comportamento dos consumidores que começam a perceber as vantagens económicas que os modernos motores a gasolina podem representar. Em especial pela enorme poupança no momento da compra que compensa largamente o dinheiro que se gasta a mais na altura de ir abastecer. E com o progressivo apertar das leis antipoluição e das decisões dos poderes locais da proibição de entrada dos carros nos centros das cidades, os Diesel acabarão por ficar "sob mira"…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.