Pesquisa
Ensaio

Já guiámos o novo Renault Kadjar

17:56 - 10-01-2017
  3
Já guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault Kadjar
Já guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault KadjarJá guiámos o novo Renault Kadjar
Pode dizer-se que é novo porque o Kadjar está a chegar ao mercado nacional, mas o modelo já fez a rodagem na Europa onde tem sido um best-seller no universo dos SUV. Só não se pode dizer que chegou atrasado, porque na altura do seu lançamento foi evidente que tinha os dias contados em Portugal onde a malfadada legislação das portagens o classificava como Classe 2, o que não faz grande sentido. O tempo passou e a Renault encontrou uma alternativa com a versão 4x2 equipada com o motor 1.5 dCi de 110 cv que, desde que utilize "Via Verde", paga Classe 1, já que tem cinco lugares e um peso bruto de 2,3 toneladas.

É este modelo que está a chegar ao mercado nacional. Com 4,44 metros, tem uma volumetria próxima do VW Tiguan e é maior do que o Nissan Qashqai, que utiliza a mesma plataforma e apresenta uma distância entre-eixos (2,64 metros) semelhante.

HABITÁCULO. O interior segue os padrões que a Renault tem vindo a seguir nos seus últimos modelos, seja na forma, seja na evolução da qualidade geral dos materiais. É certo que ainda sobram alguns plásticos rígidos e pouco agradáveis ao toque, mas estão escondidos...

No tablier destaca-se o ecrã dos sistema multimédia R-Link 2.0, mais sensível aos comandos do que em outros modelos da marca, o que facilita as operações de configuração dos diversos menus disponíveis. A navegação passa pelo sistema Tom-Tom e garante o acesso à R-Link Store com aplicações grátis ou pagas.

O espaço não é muito diferente do que encontramos num Qashqai e isso não é uma crítica, mas um elogio a um modelo que oferece uma ampla bagageira e onde o volume de 472 litros pode chegar aos 1 478 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Os bancos podem variar de acordo com o nível de equipamento, mas são confortáveis e garantem bom apoio.

MOTOR. Para poder respeitar a ditadura das portagens, apenas está disponível o bloco 1.5 dCi de 110 cv e 260 Nm de binário às 1.750 rpm, naturalmente menos evoluído do que o novo 1.6 dCi de 130 cv, bem conhecido em modelos como o Mégane.

Pode dizer-se que é uma proposta honesta, mas condiciona um pouco a dinâmica num modelo com 1.460 kg de peso devido à relação peso/potência pouco favorável, o que exige algum recurso à caixa manual de seis velocidades, já que a transmissão EDC de dupla embraiagem não está disponível.

Mesmo com uma utilização mais frequente da caixa de velocidades por quem quer andar mais depressa, é fácil manter os consumos na casa do 6,6 litros/100 km

Este Kadjar é um modelo muito interessante para quem faz a maioria da sua vida em cidade e não tem grandes pressas quando vai para a estrada. Esses vão apreciar o conforto de uma suspensão que filtra bem as irregularidades do piso, embora em estradas sinuosas se note algum adornamento da carroçaria nas curvas lentas abordadas com mais confiança, pois não é esse o carácter deste SUV da Renault.

O PREÇO do novo Renault Kadjar começa nos 29.600 euros da versão XMOD e vai até aos 31 490 euros na opção Exclusive, com um nível de equipamento superior.

Ficha técnica

Motor: 1.5 dCi-diesel
Cilindrada: 1.461 cc
Potência máxima: 110 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 260 Nm/1.750 rpm
Velocidade máxima: 180 km/h
0 a 100 Km/h: 11,9 s
Consumo médio: 3,9 s
Emissões CO2: 103 g/km
Preço desde: 29.600 €

+ FAMILIAR. Dentro das limitações a que está sujeito, é uma proposta interessante para a família.
- PORTAGENS. Um modelo interessante como este não deveria estar limitado por um aberrante sistema de portagens.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.