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Ensaio

Guiámos o Peugeot 3008

10:16 - 21-10-2016
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Guiámos o Peugeot 3008
O novo Peugeot 3008 é uma proposta inovadora na imagem e no conteúdo e a marca francesa não esconde o objectivo de lutar de igual para igual com o Nissan Qashqai, o modelo que afirmou o segmento dos SUV e onde continua a ser a grande referência num mercado que continua a crescer com as mais diversas propostas.

Guiámos o Peugeot 3008


DESIGN. Em termos de forma, o novo 3008 assumiu um estilo mais dinâmico do que o do modelo actual com formas que ficam a meio caminho entre um monovolume e um SUV. A imponente grelha frontal, um capot longo, as protecções das cavas das rodas e a altura ao solo, marcam o carácter de um modelo que foi realizado com base na nova plataforma EMP2. Tem 4,44 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 1,62 metros de altura e é mais volumoso do que o seu antecessor. Cresceu 10 centímetros em comprimento e 0,6 centímetros na largura, apesar de ser ligeiramente mais baixo para potenciar a aerodinâmica.

HABITÁCULO.
No interior, o novo 3008 assume um estilo que tem tudo a ver com os últimos lançamentos da marca de Sochaux, mas importa destacar a evolução ao nível da qualidade dos materiais e até da construção. O design é mais elaborado do que era habitual e contribui para destacar o i-Cockpit que integra o painel de instrumentos, o volante de pequenas dimensões e ainda a consola central. O painel de instrumentos é digital e pode ser configurado com as informações que mais interessem ao condutor. O ecrã central táctil tem um funcionamento intuitivo, mesmo sem recorrer às teclas, estilo piano, que dão acesso directo a todas as funções.

CONFORTO. O desenho dos bancos varia de acordo com o nível de equipamento de cada versão (Active, Allure e GT Line). O conforto é inquestionável em qualquer deles, mas temos de aplaudir o desenho dos GT-Line, que garantem um excelente apoio lateral. A habitabilidade melhorou sobretudo ao nível do espaço disponível para os ocupantes dos bancos traseiros, apesar de não haver diferenças sensíveis à altura dos ombros. Há três assentos, mas o central é mais apertado e não é tão confortável. Destaque para a evolução no volume da bagageira, onde os 520 litros de capacidade representam um ganho de 88 litros face ao modelo anterior.

GAMA.
O novo 3008 propõe um leque de motorizações perfeitamente adequadas à realidade do mercado nacional. O 1.2 PureTech de 130 cv é a única opção a gasolina e tem um preço a partir dos 30 650 €, um argumento importante face às propostas diesel, que passam pelo 1.6 BlueHDI de 120 cv (desde 32 750 €) e 2.0 BlueHDI com 150 cv (41 383 €) ou 180 cv (44 250 €). Será necessário andar muitos quilómetros para rentabilizar os cerca de 1 100 euros de diferença entre o 1.2 PureTech de 130 cv e o 1.6 BlueHDI de 120 cv, e por isso vale a pena fazer contas.

AO VOLANTE. Guiámos o 1.6 BlueHDI de 120 cv equipado com a caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem. Gostámos da posição de condução, mas continuamos a não achar muita graça ao volante de reduzidas dimensões, apesar dele não merecer outro tipo de críticas. A direcção é honesta para um veículo familiar, mas um simples botão na consola central permite optar pelo modo Sport, que a torna mais directa, para além de aumentar a sensibilidade do acelerador e reduzir o tempo das passagens de velocidade em "Drive". O conforto começa pela qualidade da insonorização e passa pelo desempenho da suspensão, que filtra bem as irregularidades do piso.

A caixa automática de seis velocidades aproveita bem todos os 120 cv do motor 1.6 BlueHDI. Em estradas secundárias, com subidas e descidas, até parece que o motor tem mais potência, o que passa pela resposta rápida a baixo regime. Não é difícil realizar médias na casa dos 6,0 litros/100km, o mesmo valor anunciado pela nova norma WLTP que aponta para os consumos reais, que contrastam com o ciclo NEDC que indica uns impensáveis 4,0 litros/100km.

A unidade ensaiada estava equipada com jantes de 18 polegadas e, apesar da altura ao solo, não é sensível o rolamento da carroçaria quando se adoptam ritmos mais elevados em zonas de curvas encadeadas.

GRIP CONTROL. O novo 3008 é um tracção à frente, mas apesar disso não teme as pequenas aventuras fora de estrada que estão associadas aos SUV, veículos pensados para uma utilização no campo do lazer.

Por isso, tal como acontece com o 2008, está equipado com o Grip Control que propõe vários modos de condução (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP OFF) geridos electronicamente de modo a potenciar a capacidade de tracção em zonas de difícil aderência. Este sistema não terá o potencial de uma transmissão total permanente, que abre as portas ao todo-o-terreno, mas permite seguir por todos-os-caminhos. Para além disso, o Assist Descent Control permite controlar o veículo na descida de encostas mais íngremes.

EQUIPAMENTO. A proposta de auxiliares de condução a nível de série ou em opção é muito vasta. O cruise-control activo, o alerta e correcção de saída de faixa, travagem de emergência, assistente de máximos, leitura de sinalização, sistema activo de ângulo morto e detector de fadiga do condutor, são bons exemplos.

FICHA TÉCNICA

 Motor: 1.6 BlueHDI
 Cilindrada: 1 560 cc
 Potência máxima: 120 cv/3 500 rpm
 Binário máximo: 300 Nm/1 750 rpm
 Velocidade máxima: 189 Km/h
 0 a 100 Km/h: 7,5 s
 Consumo médio: 4,0 litros/100 km
 Emissões CO2: 104 g/km
 Preço desde: 30 650 €

+ EVOLUÇÃO. A nova imagem, mais próxima do que esperamos de um SUV, maior espaço interior e melhores materiais fazem a diferença face ao modelo anterior.

 - VOLANTE. O volante de dimensões reduzidas melhora a visibilidade do painel de instrumentos. Há quem goste, mas nós nem por isso…

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