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Ensaio

Guiámos o AMG GT C Roadster de 557 cv

11:39 - 23-09-2017
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Guiámos o AMG GT C Roadster de 557 cv

O arrojo da forma e o motor 4.0 V8 biturbo marcam o carácter do AMG GT C Roadster, um descapotável à medida de quem gosta de emoções muito fortes…

DESIGN. O GTC conta com esta proposta Roadster, que surge antes do coupé que também vai marcar presença no catálogo da marca. A título pessoal, consideramos que esta opção é a mais apetecível, já que um desportivo deste calibre deve ser apreciado sem qualquer tipo de filtros. É bom sentir o vento em aceleração e ainda melhor ouvir o cantar rouco do motor.

A imagem do longo capot "à antiga" e o habitáculo recuado marcam o estilo de um modelo que alia a modernidade da forma aos detalhes, vincando o carácter e respondendo às exigências da aerodinâmica e da refrigeração. A grelha dianteira, inspirada nos SL que nos anos 50 competiram em maratonas como a Carrera Panamerica, é uma referência ao passado. 

É grande, sem ser enorme. Os seus 4,55 metros de comprimento e os dois metros de largura permitiram definir uma forma equilibrada num modelo que utiliza o mesmo chassis que surge no impressionante GT-R.

As cavas das rodas são mais amplas para permitir dilatar as vias. Isso é bem evidente na traseira, onde as "ancas largas permitem montar pneus 305/30 R20, contribuindo para melhorar tanto a estabilidade direccional como a tracção.

MOTOR. O bloco 4.0 V8 biturbo é uma das melhores propostas disponíveis no mercado com esta arquitectura. No GT C debita 577 cv e garante 680 Nm de binário, disponíveis entre as 1.900 e as 5.500 rpm. Mais impressionante do que a aceleração de 0 a 100 km/h (a AMG anuncia 3,7 s), é a resposta nos regimes intermédios. Mesmo a uma velocidade na casa dos 140 km/h, ao esmagar o acelerador este Roadster salta para a frente como um míssil, colando as costas do condutor ao banco. Mas em ritmo de passeio, com o motor a ronronar como um gatinho, o GT C parece dócil, o que é agradável para uma utilização no meio do tráfego urbano.

Quem compra um desportivo deste nível não está preocupado com os consumos, mas a título de curiosidade podemos dizer que não é impossível realizar médias na casa dos 16 litros/100 km, mas é muito fácil ultrapassar (muito) os 20 litros/100 km. 

HABITÁCULO. O habitáculo assume uma imagem que tem a ver com a Mercedes no que diz respeito a qualidade e até requinte, aliando combinações entre a nobreza do carbono e o plástico a imitar alumínio, mas este roadster poderia ter deixado de lado as imitações.

Os bancos da versão ensaiada são os AMG Performances (2.900 €). São muito baixos, para reduzir o centro de gravidade, garantem uma excelente posição de condução e integram o "airscarf" que tem uma saída do ar condicionado ao nível do pescoço. 

A consola central é muito volumosa para cobrir a caixa automática de sete velocidades, colocada tão atrás quanto possível para melhorar a repartição de massas e o túnel da transmissão. Integra os comandos dos modos de condução (Comfort, Sport, Sport + e Race), das leis de amortecimento da suspensão, da gestão da transmissão e até da sonoridade dos escapes...

O sistema multimédia com o "Comand on-line" de série integra o comando rotativo e o touch pad. Mas a gestão do sistema não é o mais intuitivo. Exige habituação para encontrar o melhor caminho para a opção desejada, seja na navegação, info-entretenimento ou regulações do veículo.

Com 165 litros de volume, a bagageira apenas responde às necessidades de um fim-de-semana a dois. 

AO VOLANTE. A direcção é rápida e incisiva. Permite "sentir" a estrada sem ser demasiado pesada e contribui para desfrutar da agilidade deste roadster, sobretudo com a transmissão no modo Sport+ (com o ESP desligado), dando origem ao escorregamento das rodas traseiras em aceleração à saída das curvas. 

O condutor pode escolher a configuração que mais lhe agrada. Nós optámos pela suspensão "Comfort", porque o GT C não gosta de maus pisos e fica muito saltitão com as irregularidades do asfalto. Mas optámos pela transmissão em modo "Sport" ou "Sport+" porque no "Comfort" parece que há alguma hesitação, antes do salto em frente, quando se faz o "kick down" para acelerar a fundo. O modo "Race" leva-nos para outra galáxia e o seu habitat são as pistas ou, pelo menos, um alcatrão tipo veludo.

A caixa automática de sete velocidades é rápida e contribui para sublinhar todo o potencial do motor. Em aceleração basta "dar à patilha" sob o volante para subir a velocidade, sempre com o acelerador a fundo e sem perder uma rotação do V8 biturbo. As reduções são tão ou mais rápidas. A electrónica substituiu o efeito "ponta-tacão" para garantir o regime certo para engrenar a velocidade. 

As vias mais largas evitam a subviragem na inserção em curva. A transição para a sobreviragem, com as rodas traseiras a escorregar, é progressiva e previsível. A traseira do GTC é mais pacífica, mas também muito mais eficaz. Depois, temos a eficácia da suspensão "AMG Ride Control", com amortecimento adaptativo de acordo com o tipo de piso ou o estilo de condução, o que ajuda a manter as rodas no chão. Por tudo isto, não temos dúvidas em afirmar que este GTC é dos mais eficazes AMG GT que já guiámos. Os travões merecem aplauso pela sua eficácia, sobretudo os carbocerâmicos que equipavam o modelo que ensaiamos. São potentes, não acusam fadiga, mas custam 8.600 €…

FICHA TÉCNICA

Motor

V8 biturbo

Cilindrada (cc)

3.962

Potência máxima (cv/rpm)

557/5.750-6.750

Binário máximo (Nm/rpm)

680/1.900-5.500

Velocidade máxima (km/h)

316

0 a 100 km/h (s)

3,7

Consumo médio (l/100 km)

11,4

Emissões CO2 (g/km)

259

Preço desde (€)

217.800

Versão ensaiada (€)

238.800


+ CARÁCTER. A imagem e a potência do motor 4.0 V8 biturbo marcam o estilo radical de um roadster que deve ser visto como um prazer para os sentidos de quem aprecia a condução desportiva.

- EQUIPAMENTO. Como em qualquer Mercedes, configurar o GT C a preceito pode custar tanto ou mais do que um automóvel utilitário. Por isso, é aberrante que no habitáculo surjam plásticos a imitar alumínio.

Guiámos o AMG GT C Roadster de 557 cv

 

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