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Ensaio
Guiámos a carrinha Peugeot 308 com o novo Diesel 1.5 BlueHDI
14:12 - 15-04-2018
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Após o "restyling" de que foi alvo na segunda metade do ano passado, o Peugeot 308 recebeu também a motorização Diesel 1.5 BlueHDI de 130 cv, concebido para substituir o 1.6 BlueHDI de 120 cv. Ficou, pois, um carro inteiramente rejuvenescido, pronto a aguentar mais uns anos na tremenda "guerra" do segmento médio convencional, isto é, dos familiares que ainda se vão aguentando no embate da crescente "moda SUV".

A carrinha SW é das versões mais populares do modelo francês, graças a uma estética harmoniosa e a um lado prático de que a boa bagageira é só um dos elementos importantes. Na sua versão SW GT Line 1.5 BlueHDi, o Peugeot 308 tem um conjunto deveras interessante!

DESIGN. A carrinha 308 já estava entre as que se destacam pela harmonia das linhas em que, apesar da aparente simplicidade, o conjunto tinha um resultado de forte personalidade. Neste "facelift" de meio de carreira, as alterações foram mínimas (para-choques dianteiro que incorpora novos faróis de nevoeiro, ópticas dianteiras e grelha), mas o suficiente para dar uma imagem refrescada à carrinha francesa.

HABITÁCULO. No interior, a única novidade do "restyling" foi o novo ecrã táctil de 9,7’’ onde se comanda praticamente tudo e da mesma forma como se usa um "smartphone", deslizando o dedo para mudar de menus ou fazer desfilar, por exemplo, os postos de rádio, em vez de ser exclusivamente pelo toque. O ecrã até está bem colocado e permite que a consola do 308 fique com um ar muito "limpo" e agradável à vista, mas o lado funcional não é o melhor. Em especial a regulação da climatização, mas também a busca de um novo posto de rádio, são operações que introduzem factores de distração desnecessários à condução.

O habitáculo do 308 tem, no geral, um bom nível de construção para este segmento e, neste nível GT Line, não só os revestimentos são de boa qualidade, como ganhar excelentes bancos dianteiros que conseguem um belo compromisso entre a forma como seguram o corpo numa condução mais desportiva e o conforto que proporcionam. O espaço a bordo é bom, estando na média superior do segmento, tal como a bagageira que é mesmo das maiores, variando entre os 601 e os 1606 litros, desde que se rebata as costas dos bancos traseiros (60:40), o que até se pode fazer a partir da própria mala.

MOTOR. Este é um motor marcante para a Peugeot e o Grupo PSA, há longos anos entre os maiores fabricantes de propulsores Diesel no Mundo. Não só porque é um motor totalmente novo e feito já a pensar nas mais recentes e restritivas normas antipoluição mas, acima de tudo, porque (anunciou-o o próprio Grupo PSA) será o último propulsor Diesel concebido de raiz! Poderá haver novas versões deste bloco 1.5 HDI com outros níveis de potência, mas o grupo francês não projectará mais nenhum motor Diesel do zero! Sinal dos tempos, em que o futuro dos motores a gasóleo passa por amplo debate, com profunda fractura entre os que já os condenaram e os que continuam a acreditar no seu potencial (VW e Mercedes estão neste grupo).

Com a entrada em vigor da norma antipoluição Euro 6, em Setembro do ano passado, o Grupo PSA teve de lançar um motor com consumos e emissões mais controlados. Foi assim que apareceu este quatro cilindros em linha de 1,5 litros, com injecção directa "common rail", turbocompressor e "intercooler", a debitar 131 cv. Uma excelente opção para substituir o 1.6 BlueHDI de 120 cv que já não conseguia cumprir os novos limites de emissões impostos pela Euro 6.

AO VOLANTE. É precisamente ao volante que se centra a maior polémica em torno deste 308, porque a posição de condução, face à colocação do painel de instrumentos numa posição mais alta que o habitual, é alvo de opiniões contrárias: há quem goste de guiar com o volante mais baixo, ficando com os instrumentos mesmo por cima do aro, quase como se fosse um "head-up display" e aprove o conceito que só a Peugeot abraça; há quem prefira o volante um pouco mais alto e condene a ideia por ficar com o aro a tapar a instrumentação… Nós pertencemos ao primeiro grupo, mas as opiniões dividem-se.

O motor 1.5 BlueHDI começa por nos surpreender pela suavidade do funcionamento a baixos regimes e pela força que demonstra quando as rotações estão ainda muito "tranquilas": experimentámos acelerá-lo a fundo a partir das 1000 rpm, tanto em 3.ª como em 4.ª, e mesmo que o binário máximo só seja atingido às 1750 rpm, já se mostra com bastante força a partir das 1200 rpm e com um ganho de velocidade que chega a surpreender. Quando o usamos em regimes mais elevados, o 1.5 BlueHDI mostra genica e prova que está perfeitamente à-vontade para mover uma carrinha com bom espaço para cinco ocupantes e bastante carga.

Os consumos variam sempre com a forma como se carrega no pedal da direita, mas fazer os 3,8 l/100 km que são anunciados, sejamos francos, é praticamente impossível. No entanto, com uma condução normal, apenas com o cuidado de não fazer acelerações "disparatadas", é fácil fazer médias ligeiramente abaixo dos 5,5 l/100 km. O que, num depósito de 53 litros, significa autonomias de mais de 900 km!

A condução do 308 SW é estimulante – eis um perigo para manter os consumos controlados… – pois o carro francês terá um dos melhores chassis do segmento, com comportamento muito equilibrado em curva, sem que isso seja conseguido penalizando o conforto. Depois, aquele volante pequenote faz-nos sentir que estamos a guiar um "kart", transmitindo uma sensação mais concreta do que a direcção está a fazer.

Não, não estamos a dizer que o Peugeot 308 SW GT Line 1.5 BlueHDI tem um comportamento ou permite uma condução desportiva, nem é esse o seu propósito. Mas é um excelente familiar com um motor poupado e que pode proporcionar alguns momentos mais animados ao volante. Os 33.700 € desta variante não serão os mais atraentes (o 308 SW 1.5 BlueHDI começa nos 29.190 €), mas também compensam com o equipamento mais completo. No entanto, pode ainda reservar mais 430 € para a pintura metalizada, 450 € para o tecto panorâmico ou 400 € para a prática chave de acesso "mãos-livres". Ou ainda os "packs" Side Security (350 €) e Safety (400 €) que deixam o 308 muito mais protegido em relação ao trânsito que o rodeia.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 1.5 BLUEHDI
CILINDRADA: 1 499 CC
POTÊNCIA MÁXIMA: 131 CV / 3 750 RPM
BINÁRIO MÁXIMO: 300 NM / 1 750 RPM
VELOCIDADE MÁXIMA: 203 KM/H
0 A 100 KM/H: 10 S
CONSUMO MÉDIO ANUNCIADO: 3,8 L/100 KM
EMISSÕES DE CO2: 100 G/KM

PREÇO: 33.700 €

+ SUAVIDADE E POUPANÇA DO MOTOR

- UTILIZAÇÃO DO ECRÃ TÁCTIL

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