Pesquisa
pub
Ensaio
Ao volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDI
08:01 - 15-07-2017
  92
Ao volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDI
Ao volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDIAo volante do Skoda Kodiaq 2.0 TDI
O Kodiaq é o primeiro SUV da Skoda. Foi desenvolvido com base na mesma plataforma dos VW Passat e Tiguan, e oferece uma carroçaria de sete lugares à medida das famílias mais numerosas. O nome tem a ver com um urso que vive no Alaska...

DESIGN.
Em termos de imagem, os modelos do Grupo VW estão a assumir uma identidade onde há pontos de contacto entre as propostas da Audi, VW, Skoda e SEAT, mas também uma natural identidade de cada marca, que neste caso é bem vincada com a grelha frontal, mas também com os grupos ópticos dianteiros, apesar de as linhas angulosas serem comuns a grande parte da oferta recente do Grupo alemão.

Com 4,7 metros de comprimento, é ligeiramente maior do que o Nissan X-trail e o Peugeot 5008, embora a distância entre eixos do modelo francês seja superior.

HABITÁCULO. Os 2,71 metros de distância entre eixos permitiram desenhar um interior espaçoso, especialmente na configuração para cinco pessoas, já que os dois lugares traseiros (que podem ser escondidos sob a plataforma da bagageira) não são uma referência neste campo e a acessibilidade está longe de ser a ideal, apesar de ser possível deslocar longitudinalmente (18 cm) a fila central de bancos.

Os assentos do banco central são corridos e não individuais como acontece com concorrentes como o Peugeot 5008, mas podem ser rebatidos de forma assimétrica (40:20:40), o que amplia a possibilidade de alterar a configuração do habitáculo para potenciar a capacidade de carga que varia de 270 a 560 litros com cinco ou sete lugares.

Há propostas interessantes, como os chapéus de chuva colocados no interior dos apoios de braços das portas dianteiras ou um espaço específico para arrumar a "chapeleira" quando não é utilizada, mas também outras algo bizarras como o sistema de propagação do som no interior do habitáculo para facilitar a comunicação entre todos os ocupantes. A ideia é boa, mas o resultado passa por um aberrante eco. É como se todos conversassem no interior de um poço...

O design merece aplausos. É sóbrio mas elegante e é notória a grande evolução das propostas da Skoda ao nível da qualidade dos materiais.

AO VOLANTE.
Apesar de estar disponível com um motor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv (desde 35 230 €), o 2.0 TDI com 150 cv (a partir de 39 310 €) é o mais apetecível. Como todos os Kodiaq à venda em Portugal, conta com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem, um argumento decisivo das propostas do Grupo VW.

Tomando em linha de conta as 1,7 toneladas do Kodiaq 2.0 TDI, temos de aplaudir o consumo. Realizámos médias na casa do 7,0 litros ao 100 km, um valor mais do que honesto para a relação peso/potência. Para além disso, não nos podemos esquecer que o peso é um facto importante porque é graças a ele que a versão 4x2 pode pagar Classe 1 nas portagens, desde que utilize Via Verde. O 4x4 sofre com as alcavalas (45 073 €) e paga sempre Classe 2.

Mesmo assim, o Kodiaq 2.0 TDI de 150 cv parece mais potente do que na realidade é, e se isso é o melhor elogio que se pode fazer a este bloco, também comprova a eficácia da caixa DSG, que retira todo o potencial do motor, contribuindo para uma condução dinâmica.

Apesar do volume da carroçaria e da longa distância entre eixos, o Kodiaq é ágil e permite andar depressa, sobretudo em estrada aberta. Mas não há bela sem senão. Nas estradas sinuosas, com constantes alterações no eixo de apoio, é evidente a opção dos engenheiros da Skoda: uma aposta clara no conforto.

Isso é de aplaudir num veículo de carácter familiar, mas são evidentes as concessões que permitem algum rolamento da carroçaria na inserção em curva, um "pecadilho" que era tradicional nas marcas francesas, apesar de hoje já não ser evidente em modelos como o Renault Koleos. Não é uma crítica, é uma constatação, e ainda bem que há propostas diferentes que permitem ao cliente fazer as suas opções...

Ficha técnica

Motor                                            2.0 TDI
Cilindrada (cc)                               1 968
Potência máxima (cv/rpm)              150/4 000
Binário máximo (Nm/rpm)              340/3 000
Velocidade máxima (km/h)             198
0 a 100 km/h (s)                            10,3
Consumo médio (l/100 km)             5,4
Emissões de CO2 (g/km)                 131
Preço modelo ensaiado (€)               47 910 €

+ FAMILIAR. Sete lugares e uma grande funcionalidade vincam o carácter familiar deste SUV com uma boa relação peço/equipamento.

- COMPORTAMENTO. Num SUV para a família, os engenheiros privilegiaram o conforto em detrimento da condução dinâmica. É uma opção que merece respeito e cada um sabe de si...

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.