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Ensaio

Ao volante do muito renovado Ford Ecosport que chega em Fevereiro

10:45 - 13-12-2017
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Ao volante do muito renovado Ford Ecosport que chega em Fevereiro

A Ford voltou a reagir ao crescimento imparável do segmento dos chamados "B SUV" ou mis conhecidos como os SUV urbanos, com uma profunda renovação do seu Ecosport. Não se pode falar de uma nova geração pois, estruturalmente, é o mesmo carro, mas as novidades são tantas que é muito mais que um simples "restyling".

Da estética exterior à funcionalidade interior, passando por novos motores, o aparecimento de uma variante de quatro rodas motrizes, novas tecnologias de auxílio à condução e de conectividade, até ao local de produção, tudo mudou neste novo Ford Ecosport que começará a ser vendido em Portugal em Fevereiro. Preços ainda não há mas, para versões equivalentes às actuais – ou seja, no lançamento, os motores 1.0 Ecoboost de 125 cv (gasolina) e 1.5 TDCi de 100 cv –, haverá um aumento na casa dos 200 euros.

O que, na verdade, não é nada se atendermos ao muito que o Ecosport evoluiu. A forma geral pode estar quase igual à do anterior mas são 2300 novos componentes que tornam este modelo totalmente diferente, fruto de um investimento de 200 milhões de euros. A prova da forte aposta da Ford neste pequeno que completa a sua oferta SUV (juntamente com Kuga e Edge) e que passou até por passar a sua produção da Índia para a Europa, mais concretamente para Craiova (Roménia).

O trabalho estético começou logo na dianteira, com as novas grelha e ópticas a procurarem dar um visual mais poderoso, em conjunto com o pára-choques mais envolvente e com um detalhe curioso na explicação do responsável pelo "design": a inspiração numa… mochila (ou não fosse este um modelo virado para uma clientela mais jovem), em que as alças são aquela parte mais saliente do pára-choques que parece separar os faróis de nevoeiro. Como se todo o Ecosport fosse uma mochila "às costas" daquela dianteira de aspecto vigoroso.

Ao volante do muito renovado Ford Ecosport que chega em Fevereiro

Todo o modelo recebe pequenos retoques que lhe pretendem dar um ar mais jovial e desportivo. No acabamento Titanium tem protecções inferiores à frente e atrás que lhe dão um ar mis aventureiro e pode receber jantes até… 18 polegadas! Há também o nível ST Line que tem uma carroçaria mais próxima do solo, sendo a única com pintura bicolor, de série com o tejadilho em preto, mas com mais quatro cores em opção, num total de 17 combinações.

O interior sofreu também profundas alterações, primeiro com materiais e montagem de melhor qualidade, depois com um desenho mais na horizontal, consola central com menos botões e os ecrãs tácteis herdados do Fiesta, com 4,2’’, 6,5’’ e 8’’. Estes dois últimos contam com o sistema Sync3 de comunicações e entretenimento da Ford que é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay.

O Ecosport continua, contudo, a ser um carro alto para este tipo de SUV urbanos – altura ao solo de 190 mm nas versões a gasolina e 160 mm nos Diesel, devido à forma como o motor é montado –, o que se reflecte numa posição de condução bastante elevada. Muitos dos clientes dos SUV gostam deste tipo de carros precisamente por isso…

Em termos de dimensões o habitáculo está igual ao que era, pois as dimensões do Ecosport quase não se alteraram: 4,10 m de comprimento – os novos pára-choques somaram 8 cm –, 1,765 m de largura e 1,713 m de altura (com barras de tejadilho). Já a bagageira passou a ter 334 litros, o que representa um aumento de 24 litros, mas que podem chegar aos 356 litros utilizando o espaço sob o fundo da mala. Com os bancos rebatidos (40:60), a volumetria atinge os 1238 litros. A porta continua a abrir de lado (ao menos para o lado certo, quando se estaciona junto ao passeio…), com o botão de abertura bem dissimulado na óptica direita.

Experimentámos uma das novidades deste Ford Ecosport renovado e que também estará disponível já em Fevereiro, o motor 1.0 Ecoboost, mas na versão máxima de 140 cv. Para começar, este motor tricilíndrico de um litro da Ford nunca deixa de nos surpreender, primeiro pela disponibilidade de potência mesmo quando o regime cai muito, depois pela capacidade de entregar cavalagens cada vez mais elevadas.

A Ford anunciava que tinha tornado este novo Ecosport mais refinado, mas foi a palavra "suave" que mais vezes nos assomou ao longo da experiência de condução: já falámos na utilização do motor e na forma como ganha força, mesmo vindo dos mais baixos regimes; o manuseamento da caixa; a maneira como a suspensão filtra o empedrado e até algum asfalto mais esburacado; a forma como a direcção transmite com rigor o que se passa no contacto entre as rodas e o asfalto; em ritmos mais rápidos e até "provocantes" em estradas sinuosas, a maneira como avisa de que está a chegar aos limites, afundando ligeiramente o canto dianteiro exterior e dando uma sacudidela de traseira; e, por fim, até a forma como o ESP está calibrado, actuando sobre o binário e os travões para "segurar" o carro sem se dar por ela.

Tudo de forma suave, embora o motor de 140 cv já permita umas "aceleradelas" simpáticas, mesmo se a condução desportiva não é, de todo, a "praia" deste Ecosport ou de qualquer SUV destes. O carro é alto e naturalmente que adorna nas curvas, embora o trabalho do chassis e a afinação das suspensões esteja muito bem feito para o contrariar. Por falar em suspensões, refira-se que o Ecosport que guiámos pelas estradas da serra de Sintra e da zona do Gradil não era bem aquele que se venderá em Portugal, pois este ainda pagava Classe 2 nas portagens! Mas quando começar a ser vendido, em Fevereiro, já o Ecosport terá umas molas ligeiramente mais baixas à frente – já testadas e aprovadas pela fábrica – que permitirão uma homologação como Classe 1 nas anacrónicas regras das portagens portuguesas que deixam os fabricantes a achar que vivemos num país "non sense"…

O motor de 140 cv estará disponível na fase de lançamento, bem como o 1.0 Ecoboost de 125 cv (que poderá ter caixa automática de 6 velocidades com patilhas no volante) e o 1.5 TDCI de 100 cv. Em meados do próximo ano chegará aquela que será a versão mais popular (1.0 Ecoboost 100 cv) e o novo motor 1.5 TDCI de 125 cv em duas variantes, tracção dianteira ou, pela primeira vez no Ecosport, tracção às quatro rodas.

Esta versão foi feita mais a pensar numa segurança reforçada em países onde chove muito ou neva do que propriamente em aventuras todo-o-terreno, em que o Ecosport se deverá limitar a conceitos "light" – ângulos TT de 21º (ataque), 23º (ventral) e 33º (saída). O sistema Intelligent All Wheel Drive consegue controlar a distribuição do binário entre tudo para o eixo dianteiro até 50% para cada eixo, em função da aderência.

São, de facto, muitas as novidades para falarmos apenas num "restyling" do Ford Ecosport. O SUV urbano ganhou novos atributos e melhorou em qualidade em todos os aspectos, preparando-se melhor para uma luta temível: afinal, há uma fatia de 860 mil carros a disputar que foi quantos B SUV se venderam, mas que está a crescer ao ritmo de 13% ao ano!

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