Pesquisa
Ensaio

Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6

12:00 - 19-07-2017
  55
Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6
Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6 Ao volante do Land Rover Discovery 3.0 TD6

O novo Land Rover Discovery é um dos melhores exemplos da polivalência sobre rodas. Responde às necessidades das famílias numerosas, vai ao encontro das exigências de quem aprecia requinte e conforto, e é capaz de surpreender os que apreciam passear longe do alcatrão.

A oferta é ampla, mas se há modelos mais baratos (desde 69 616 €) do que o 3.0 TD6 HSE (a partir de 100 628 €), eles não são a mesma coisa...

IMAGEM. Os novos Discovery rompem com o passado marcado por linhas direitas e um estilo "puro e duro" à medida de um todo-o-terreno, com um chassis de travessas e longarinas. Aburguesou-se com um estrutura monobloco onde predomina o alumínio, que garante tanta ou mais rigidez estrutural.

A robustez deu lugar à elegância num modelo com 4,97 metros de comprimento. São mais 39 centímetros do que o Discovery Sport com o qual partilha um ar de família, apesar de ter a sua própria identidade. Isso é evidente nos detalhes do desenho: o tejadilho com dois níveis e o pilar traseiro inclinado fazem a ponte entre o passado e o presente.

HABITÁCULO. Os 2,92 metros entre-eixos permitiram garantir muito espaço para cinco pessoas e oferecer sete verdadeiros lugares numa configuração 2+3+2 (opcional por 1 679 €). Este é um dos grandes trunfos desta proposta. A habitabilidade merece aplausos. O espaço/acessibilidade para os ocupantes dos lugares posteriores é uma referência e faz uma grande diferença relativamente à concorrência.

A qualidade de vida a bordo é outro trunfo num modelo onde os materiais de série são de qualidade, apesar de poderem ser tão requintados quanto o cliente queira pagar. Os ingleses seguiram a via alemã, e aquilo que o cliente verdadeiramente quer é pago à parte...

As madeiras, os bancos, forros e peles mais requintadas, custam dinheiro, mas os inúmeros porta-objectos que facilitam a comodidade são de série, o mesmo acontecendo com as nove entradas USB e seis tomadas 12V, que são uma mais valia para as famílias numerosas que viajam em conjunto.

Não gostamos muito do grafismo do ecrã central (comum a todos os modelos Jaguar/Land Rover) que gere as mais diversas funções, como a configuração dos bancos, que também pode ser controlada com uma "App" disponível para smartphones. É uma proposta tão prática como útil (também custa dinheiro).

A fila central de bancos pode deslocar-se longitudinalmente (16 centímetros) e, se na configuração de sete lugares estão disponíveis 258 litros de volume na bagageira, com cinco pessoas este valor sobe para 1 231 litros e pode atingir os 2 500 litros com apenas dois lugares. 

MOTORES. A proposta de motores passa por três opções diesel (2.0 TD4 180 cv, 2.0 SD4 240 cv e 3.0 TD6 258 cv) e uma a gasolina (3.0 Si6 de 340 cv). Todos contam com uma caixa automática de oito velocidades e tracção 4x4 com a possibilidade de bloquear o diferencial central e o traseiro (opcional). 

Num veículo com estas características, as performances puras perdem relevância face à resposta a baixo regime e, quando falamos em binário, os diesel são imbatíveis. Por isso optámos pelo 3.0 TD6, quanto a nós a proposta mais apelativa dos novos Discovery....

AO VOLANTE. A elasticidade característica dos motores de seis cilindros é tão importante no meio do tráfego urbano como em estrada, ou fora dela. Mais importantes do que os 258 cv disponíveis é a disponibilidade de potencia a baixo regime, que é tão importante no meio do pára-arranca urbano, como na transposição de obstáculos fora de estrada.

Mesmo assim, é fácil perceber que aqueles que estão mais familiarizados com os velhos Discovery possam "torcer o nariz", ao novo Discovery. O seu aspecto elegante é fácil de criticar pelos "profissionais das grandes aventuras". Mas vamos por partes...

O mundo mudou e não há nada a fazer. Admitimos que não seria possível um dos novos Discovery chegar ao final de um "Camel Trophy" de outros tempos. Mas a maioria dos seus potenciais clientes nem sequer ouviu falar da grande aventura chamada Camel Trophy...

Estivemos no Camel Trophy e guardamos memórias inesquecíveis dessas experiências, mas temos de admitir que gostámos do 3.0 TD6. É um modelo que deve ser visto como uma alternativa às berlinas familiares. Tem mais espaço, uma posição de condução elevada e um conforto que merece aplausos. Apesar da volumetria da carroçaria, é ágil no meio do tráfego urbano e as câmaras auxiliares com visão a 360 graus (opcionais) fazem a diferença.

Deixou-nos de "boca aberta" com o seu potencial em todo-o-terreno, feito da eficácia electrónica. Estas ajudas são fundamentais para o comum dos mortais acreditar que pode ir mais além. Quem acha que progredir em todo-o-terreno é uma "ciência oculta", reservada a alguns eleitos, tem de perceber que os novos auxiliares de condução ajudam os menos experientes a chegar a locais onde os "sábios" tinham dificuldade em chegar. E nós pudemos testemunhá-lo na primeira pessoa...

Basta rodar um selector na consola central, escolher o tipo de piso e o condutor apenas tem que virar o volante, porque o carro leva-o ao seu destino. Perde-se o gozo da superação pessoal?... Admitimos que sim, mas os prazeres de ontem são diferentes dos actuais, e as coisas são como são.

FICHA TECNICA

Motor 3.0 TD6 diesel
Cilindrada (cc) 2.993
Potência máxima (cv/rpm) 258/3.750
Binário máximo (Nm/rpm) 600/1.750-2.250
Velocidade máxima (km(h) 209
0 a 100 km/h (s) 8,1
Consumo médio (l/100 km) 7,2
Emissões de CO2 (g/km) 189
Preço desde (€) 100.628

+ FAMILIAR. Espaço, habitabilidade e conforto vincam o carácter familiar de um modelo que está tão à vontade em estrada como fora dela...

- FISCALIDADE. Para já só estão disponíveis opções 4x4, alvo da aberrante fiscalidade que temos em Portugal. Será que no nosso país ainda não percebeu que o mundo mudou?... 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.