Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

24 de Setembro de 1948: As origens da Honda

00:02 - 24-09-2016
  7
24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda
24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda24 de Setembro de 1948: As origens da Honda
A 24 de Setembro de 1948, o Honda Technical Research Institute, criado em Hamamaatsu em 1946 por Soichiro Honda, dava origem à Honda Motor Company. Para trás ficava a paixão pelos automóveis, que levou o jovem Soichiro a preparar carros de
competição em 1937, antes de criar a Tokai Seiki, que produziu segmentos para pistões, mas teve alguns problemas de qualidade. Não desistiu, visitou várias fábricas e aprendeu depressa os segredos da produção em massa. Durante a II Guerra Mundial a Tokai Seiki trabalhou para o Governo Imperial e a Toyota assumiu uma presença activa na fábrica. Soichiro Honda foi subalternizado, mas os contactos com a produção de motores de aviões e com a indústria naval, controlada pela Toyota, acabaram por ser muito úteis no final do conflito.

A fábrica construída em Yamashita foi destruída por um bombardeamento americano em 1944 e a de Ytawa colapsou com um tremor de terra em 1945. Nessa altura, Soichiro Honda criou o Honda Technical Research Institute que, apesar do nome pomposo, apenas contava com 12 pessoas que trabalhavam numas instalações exíguas, onde eram montadas bicicletas com motores produzidos para gerar
electricidade durante a Guerra. Quando estes motores acabaram, a Honda criou uma réplica, e a partir daí deu o salto para a produção de motos, que começou em 1949 com a D-Type. A C-100 de pequena cilindrada foi introduzida em 1953 e em 1959 era a moto mais vendida no mundo. Uma década depois surgiu o primeiro veículo de quatro rodas, a pequena pick up T360.

Hoje a Honda é uma referencia no campo da tecnologia e a sua actividade vai para além das motos, onde continua a ser uma referência, e dos automóveis, passando também pela produção de motores e pelo sector aeronáutico.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.