Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana

00:02 - 05-05-2017
  6
5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana
5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana5 de Maio de 1950: a primeira Carrera Panamericana
A Carrera Panamericana foi uma das provas mais alucinantes e perigosas que já se disputaram. Entre 1950 e 1954, o percurso seguiu em "estrada aberta", a exemplo do que acontecia nas Mille Miglia em Itália. Disputava-se ao longo de uma semana na Pan-American Highway onde, apesar do nome pomposo, surgiam grandes extensões em piso de terra.

A primeira edição reuniu 132 participantes para uma maratona entre Juárez, junto da fronteira com o Texas, e El Ocotal, perto da Guatemala. Para além dos cerca de 3300 km de extensão de estradas de mau piso, os desafios passavam por altitudes que variavam entre os 100 e os 3.200 metros.

Segundo o regulamente os carros tinham de ser de série, os modelos de dois lugares estavam proibidos e as inscrições mostraram uma maioria de modelos americanos, onde a presença da Alfa Romeo com dois 6C 2500 para Felice Bonetto e Piero Taruffi mostrou que a Europa estava atenta.

Na corrida, os Cadillac dominaram a primeira parte da prova e a Alfa Romeo também teve protagonismo, mas a regularidade do Oldsmobile 88 de McGriff acabou por compensar. Não venceu qualquer etapa, mas foi o vencedor da primeira edição da Carrera Panamericana.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.