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25 de Junho de 1949: Chinetti 23h 30m ao volante em Le Mans

00:02 - 25-06-2016
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25 de Junho de 1949: Chinetti 23h 30m ao volante em Le Mans25 de Junho de 1949: Chinetti 23h 30m ao volante em Le Mans25 de Junho de 1949: Chinetti 23h 30m ao volante em Le Mans25 de Junho de 1949: Chinetti 23h 30m ao volante em Le Mans
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Em 1949, no ano da estreia da Ferrari em Le Mans (25 e 26 de Junho), Luigi Chinetti garantiu a vitória ao volante de um 166 MM. Conduziu durante 23 horas e meia, algo que hoje seria impossível...

Depois de 10 anos de interrupção, devido à II Guerra Mundial, as 24 Horas de Le Mans conheceram a sua 17ª edição em 1949, reunindo automóveis produzidos antes e depois do conflito. Entre eles estavam dois Ferrari 166 MM, que a marca produziu (cerca de 80 unidades) entre 1948 e 1953.

Destes, o chassis 0008 M era propriedade de Peter Mitchell-Thompson, Lord Selsdon, que formou equipa com Luigi Chinetti (1901-1994), vencedor da prova em 1932 e 1934 com a Alfa Romeo. O italiano tinha regressado dos EUA, para onde fugira dos fascistas, tendo-se naturalizado americano. Era um velho conhecido de Enzo Ferrari. "Luigi Cinetti esteve na Alfa quando eu também lá estava. Era um bom preparador, óptimo nos testes e um piloto de valor nas provas de longa distância", como referiu o Commendatore no seu livro Piloti, Che Gente (Conti Editore, 1985).

À partida, Chinetti, com o seu barrete de couro e óculos de aviador da I Grande Guerra, era a imagem da confiança. Não se impressionou com os Delage 3.0 litros e os Delahaye de 3500 cc, que contrastavam com o seu pequeno 166 MM, com apenas 3,65 metros de comprimento e 760 kg de peso, pois sabia que podia ser mais rápido, graças ao motor V12 de 2.0 litros com uma potência que variava entre 105 e mais de 125 cv, de acordo com a regulação dos seus três carburadores.

Ao fim de nove horas de prova ocupava o primeiro lugar, posição que manteve. Percorreu 3 178,299 km, à média de 132,420 km/h. Foi um esforço sobre-humano que exigiu toda a perícia do piloto, que se debateu com graves problemas de embraiagem desde muito cedo. Lord Selsdon apenas cumpriu algumas voltas no domingo, o que demonstra a proeza de Chinetti.

Este sucesso, que se repetiu logo depois nas 24 Horas de Spa, deu-lhe grande notoriedade nos EUA, onde se tornou o importador oficial da Ferrari, instalando-se na West 55th Street, em Manhattam. Foi aí que começou por vender alguns 166 MM, que custavam cerca de 10 000 dólares (uma exorbitância), antes de se tornar o responsável por grande parte das vendas dos modelos da Ferrari durante as décadas seguintes.
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