Pesquisa
Drive-in
Hyundai inventou o "airbag" para… o tejadilho panorâmico!
16:53 - 08-01-2018
  7
Hyundai inventou o "airbag" para… o tejadilho panorâmico!
Hyundai inventou o "airbag" para… o tejadilho panorâmico!

No volante, no "tablier", nos bancos, nos pilares, na consola (para os joelhos) e, mais raramente, até nos cintos de segurança traseiros. Os nossos automóveis estão cheios de "airbags" para garantir a melhor segurança passiva possível, em caso de acidente, mas a Hyundai acaba de acrescentar um novo… por cima da cabeça!

A marca sul-coreana inventou o primeiro "airbag" para os automóveis equipados com tecto de abrir, em especial os que têm esse componente em vidro, ou tão-só para os que têm daqueles vastos tejadilhos panorâmicos em vidro. É verdade que são feitos em vidro temperado e de alta resistência ao choque, mas tudo tem limites e a Hyundai preocupou-se com a possibilidade de os ocupantes de um veículo sofrerem lesões graves no caso deste capotar. Obviamente que isso só deverá suceder no caso de condutor ou passageiros viajarem sem o cinto de segurança colocado, mas é sempre uma possibilidade e há que mitigar os efeitos devastadores de uma situação dessas.

Hyundai inventou o "airbag" para… o tejadilho panorâmico!

A inovação do fabricante sul-coreano passa por instalar todo o "airbag" e o mecanismo para o insuflar no interior do mecanismo do tejadilho em vidro. Quando um sensor detecta que o veículo está prestes a capotar, o "airbag" enche-se de trás para a frente num "piscar de olhos" de oito centésimos de segundo, cobrindo toda a área do tejadilho. Podendo até ser usado nos maiores tejadilhos panorâmicos em vidro que cobrem praticamente todo o habitáculo.

Segundo a Hyundai, este novo "airbag" é suficientemente resistente para impedir que os ocupantes do veículo sejam "cuspidos" para fora do habitáculo – os que não têm cinto… - reduzindo drasticamente a possibilidade de ferimentos graves. Mas o ideal mesmo é que todos tenham sempre o cinto de segurança colocado! A Hyundai também não anunciou quando estará em condições de começar a equipar os seus carros com esta inovação.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.