Pesquisa
pub
Drive-in
Finlândia aprova autocarros autónomos
12:24 - 19-06-2017
 
Finlândia aprova autocarros autónomos

Depois de vários testes bem-sucedidos na cidade de Helsínquia, capital da Finlândia, o país nórdico anunciou planos para iniciar o trânsito regular de transportes públicos sem condutor.

Designado de RoboBusLine, o serviço vai entrar em funcionamento no Outono deste ano e a cidade afirma que esta decisão "representa uma mudança de uma fase experimental para que o serviço se torne comum. Alguns detalhes ainda estão em desenvolvimento mas o percurso e calendário devem ser anunciados em breve.

Os testes iniciaram com dois EasyMile EZ10 minibus eléctricos autónomos que transportavam passageiros em linha recta durante 400 metros na zona de Hernesaari, em Helsínquia. Os autocarros viajam a uma velocidade de 11 km/h e sempre com um operador a bordo para casos de emergência.

Curiosamente, a Finlândia não vê os autocarros autónomos como substitutos para os transportes públicos tradicionais mas sim como uma solução para combater o trânsito. No futuro estes autocarros poderão também transportar pessoas das suas casas até ao centro, reduzindo o número de carros que precisam de entrar na cidade. 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.