Pesquisa
Desporto

WRC Rali da Finlândia: as melhores imagens da festa Toyota

14:27 - 30-07-2017
  26
WRC Rali da Finlândia: as melhores imagens da festa Toyota
Esapekka Lapi (Toyota Yaris) venceu o Rali da Finlândia, que já se chamou 1000 Lagos. É uma prova que não permite erros e exige um perfeito conhecimento do terreno e, se durante muitos anos foi dominado pelos pilotos locais, há muito que não assistíamos a uma supremacia tão evidente dos pilotos locais. Lapi e Suninen mostraram que a tradição dos finlandeses voadores tem futuro…

A vitória de Kris Meeke (Citroën C3 WRC) no ‘skakedown’ do Rali da Finlândia foi uma "prova de vida" do piloto "castigado" pela equipa francesa, numa altura em que é mais fácil penalizar os acidentes de um piloto do que reconhecer a evidente falta de competitividade de um carro que, mesmo assim, esteve melhor na Finlândia do que os Hyundai.

O rali é uma dos mais rápidos do calendário, mas este ano, em nome do politicamente correcto, a organização criou várias "chicanes" para reduzir a velocidade. A ideia pode ter sido boa, mas recebeu muitas críticas, apesar de ter registado alguns aplausos.

No primeiro troço, Ott Tanak (Ford Fiesta WRC) entrou de rompante. Foi o mais rápido à frente de Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) e Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), com Craig Breen (Citroën C3 WRC) a surpreender com o quarto lugar, à frente de Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC). A vitória de Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC),no segundo troço não alterou a classificação.

Mas tudo se alterou rapidamente. Jari-Matti Latvala afirmou-se em Urria, onde Sébastien Ogier sentiu problemas ao nível de acelerador e que, associados a uma aterragem violenta num salto terminado fora de estrada, afastaram o francês da defesa da liderança do Mundial de Pilotos.

Sem a pressão do campeão do mundo em título, os finlandeses saltaram para a ribalta. Esapekka Lapi (Toyota Yaris WRC) marcou o ritmo, mas Jari-Matti Latvala, que assumiu o comando no final da PEC 4.

No segundo dia Jari-Matti Latvala foi perfeito: venceu os quatro troços disputados durante a manhã. Esapekka Lapi (o seu companheiro de equipa) nunca lhe deu tréguas e Juho Hanninen (Toyota Yaris WRC) chegou ao terceiro lugar depois de ultrapassar Craig Breen e tirar partido de um erro de Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC). Os lugares da frente pareciam mais ou menos seguros, mas não faltavam candidatos para o último lugar do pódio.

O mítico troço de Ouninpohja voltou a fazer história. No "santuário" dos pilotos finlandeses, Jari-Matti Latvala parou no meio da classificativa com um problema eléctrico. A equipa tentou resolver a situação, mas o tempo passou... Ao fim de 12 minutos Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila voltaram à estrada, mas estava tudo perdido. Esapekka Lapi era o novo líder.

"Um problema eléctrico não é bom e não gosto de chegar ao comando com uma situação destas"
, afirmou Esapekka Lapi, no final de uma classificativa onde Temmu Suninen (Ford Fiesta WRC) chegou à segunda posição depois de surpreender Juho Hanninen. Há muitos anos que três pilotos finlandeses não ocupavam os três primeiros lugares do "seu" rali.

Jari-Matti Latvala afirmou-se na primeira ronda pelos dois troços da terceira etapa. Foi uma questão de honra para o piloto traído pelo Toyota Yaris durante o segundo dia. Problemas de aderência do Ford Fiesta RS de Temuu Suninen obrigaram-no a reduzir o ritmo, sendo ultrapassado por Juho Hanninen e Elfyn Evans (Ford Fiesta RS) depois de um pião na segunda passagem por Lempaa. Esapekka Lapi apanhou um susto: cedeu 7 segundos a Juho Hanninen depois de um toque com a roda traseira esquerda. Mas 37,8 segundos de vantagem davam confiança ao líder.

Ott Tanak (Ford Fiesta WRC) venceu a super-especial e Elfyn Evans garantiu o segundo tempo, arrebatando o segundo lugar da geral a Juho Hanninen, mas a Toyota colocou dois carros no pódio.

Thierry Neuville (Hyundai i20) não foi além do sexto lugar da geral. Não aproveitou os problemas de Sébastier Ogier, mas saiu da Finlândia com a liderança partilhada do Campeonato do Mundo de Pilotos.

Classificação

1º Esapekka Lapi/J. Ferm (Toyota Yaris WRC), 2h 29m 26,9s 

2º Elfyn Evans/D. Barritt (Ford Fiesta) +36s

3º Juho Hanninen/K. Lindstrom (Toyota Yaris), +36,3s

4º Temmu Suninen/M. Markkula (Ford Fiesta), +1m 01,5s

5º Craig Breen/S. Martin (Citroen C3 WRC), +1m 22,6s

6º Thierry Neuville/N. Gilsoul (Hyundai i20), +1m 33,1s

7º Ott Tanak/M. Jarveoja (Ford FiestaWRC), +1m 53,s

8º Kris Meeke/P. Nagle (Citroen C3 WRC), +3m 12,6s

9º Dani Sordo/M. Marti (Hyundai i20), +4m 11,5s

10º Mads Ostberg/T. Eriksen (Ford Fiesta WRC), +4m.21,2s 

"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º M-Sport, 285; 2º Hyundai Motorsport, 251; 3º Toyota Gazoo Racing, 193; 4º Citroën Total Abu Dhabi,135; etc."MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Thierry Neuville e Sébastien Ogier, 160 pontos; 3º Ott Tanak, 119; 4ºJari-Matti Latvala, 114; 5º Dani Sordo, 84; 6º Elfyn Evans, 79; 7º Craig Breen, 57; 8º Hayden Paddon, 51, etc.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.