Pesquisa
Desporto

DAKAR 2017: Três Peugeot nos três primeiros lugares e Al-Attiyah fora!

10:31 - 05-01-2017
  56
DAKAR 2017: Três Peugeot nos três primeiros lugares e Al-Attiyah fora!
A terceira etapa do Dakar trouxe as primeiras dificuldades com as pistas de todo-o-terreno, e tudo se alterou com a Peugeot a monopolizar os três primeiros lugares da geral. O troço cronometrado do dia estava dividido em dois sectores e no primeiro assistimos a um duelo entre Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux 4x2) e Stephane Peterhansel (Peugeot 3008 DKR).

DAKAR 2017: 3 Peugeot na frente e Toyota em dificuldades no Dia 3


O piloto do Qatar começou por dominar, chegando ao final do primeiro sector com 1m 57s de vantagem. Só que, na ponta final da classificativa, Nasser bateu e arrancou uma roda da Hilux. Esteve parado durante muito tempo, retomou a prova mas voltou a parar à espera da assistência. Mas se Al-Attiyah pagou caro um erro, os seus companheiros também tiveram dificuldades: De Villiers perdeu 36 minutos com problemas de pressão de gasolina e Nani Roma 13 minutos com várias falhas técnicas.

Três dos quatro Peugeot 3008 DKR terminaram nos três primeiros lugares. Peterhansel venceu, seguido por Sainz (+1m 54s) e Loeb (+3m 08s). Mikki Hirvonen (Mini) garantiu o quarto tempo (+3m 57s), à frente do Peugeot de Cyril Després (+7m 48s).
Sebastien Loeb manteve o primeiro lugar da geral com 42s de vantagem sobre Carlos Sainz e 4m 18s face a Stephane Peterhansel. Nani Roma, é o melhor dos pilotos da Toyota. Surge na quinta posição a 13m 04s e passa a ser a grande aposta da equipa. De Villier caiu para o 10º lugar (a 35m 20s) e Al-Attiyah ficou no 25º posto, a 2h 14m 58s, tendo optado por abandonar a prova.

Joan Barreda (Honda) dominou nas motos e venceu com uns expressivos 12m 29s de vantagem sobre Sam Sunderland (KTM) e 15m 30s face a Pierre Renet (Husqvarna). Estes dois pilotos saltaram para os dois primeiros lugares da geral, separados por 10m 20s favoráveis ao espanhol da Honda.

Paulo Gonçalves foi o quinto classificado da terceira etapa, mas manteve o terceiro lugar da geral a 13m 42s do líder e mantém o optimismo: "Foi um dia bastante longo com alguma exigência ao nível de navegação. Os primeiros 40 ou 50 quilómetros foram bastante duros e tive de ser eu a abrir a pista nessa altura. Perdi algum tempo a localizar um waypoint, mas rapidamente me senti capaz de continuar e de chegar ao final sem quaisquer problemas. O importante é que tudo está bem para a etapa de amanhã, que é somente a quarta deste longo e difícil rali."

Nos camiões também surgiram grandes alterações. A Kamaz chegou ao primeiro lugar da classificação com Nikolaev/Yakolev/Rybakov à frente do Tatra de Kolomi/R. Kilian/D. Kilian (+ 3m.00s) e do Iveco de Villagra/Yacopini/Torlaschi (+ 4m 07s).

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.