Pesquisa
Park Assist é uma forma de condução autónoma
18:00 - 17-06-2016
6
Park Assist - Aquela Máquina Tp04 Ep32.mp4
Estacionar um automóvel é uma dor de cabeça para muito boa gente mas o sistema Park Assist veio dar uma grande ajuda e só não está mais popularizado porque é um opcional e custa dinheiro.

No caso de modelos como o VW Touran estamos a falar de um valor que pode chegar aos 500 euros se contabilizarmos os 200 euros dos sensores – caso eles não estejam disponíveis de série – e 300 euros do sistema. É apetecível, mas também custa dinheiro...

Inicialmente o sistema apenas permitia estacionar paralelamente ao passeio, mas a tecnologia evoluiu graças ao upgrade dos sensores electrónicos e também é possível estacionar perpendicularmente

O condutor apenas tem que engrenar a marcha atrás, seguir as indicações que surgem no tablier e o carro faz a manobra de forma autónoma. Assim é muito mais fácil...

A BMW desenvolveu para o novo Serie 7 um sistema que permite arrumar o automóvel em espaços muito apertados de uma forma remota. O condutor não necessita de estar ao volante e pode controlar a manobra através de comandos específicos integrados na chave. Este controlo remoto abre as portas a novas experiências que vão para além do estacionamento de um automóvel.

Para vencer os obstáculos da condução fora de estrada o melhor é avaliá-los da melhor forma e do lado de fora a visão é muito melhor e a Land Rover criou uma APP, ainda em fase de desenvolvimento, que permite controlar o veículo sem estar ao volante. Pode parecer ficção científica, mas o sistema existe, funciona e só resta saber quando será disponibilizado para os clientes da marca. Como é evidente, esta aplicação também é muito útil em zona de estacionamento com pouco espaço.

Mas há mais novidades no campo das ajudas ao estacionamento...

A VW está a desenvolver novas propostas pensadas especificamente para as necessidades dos automóveis eléctricos.

Até agora os automóveis já podem descobrir um lugar e arrumar de forma autónoma, mas os eléctricos também vão poder dirigir-se sozinho a um ponto de carga. O sistema chama-se V-Charge.

O veículo é controlado pelo telemóvel do condutor e depois de receber a ordem trata de si próprio sem intervenção humana.

Terminada a carga por indução, o veículo abandona o posto de carregamento e segue as indicações de uma mapa em 3D, que lhe permite navegar sem condutor até ao local de estacionamento.

Utilizando o mapa o carro não necessita de ter associado um GPS, o que é mais uma inovação

varias câmaras de vídeo e 12 sensores de ultra sons permitem que o veículo reconheça o espaço em que se desloca e obstáculos como peões ou outros veículos podem ser reconhecidos sem problema.

Os automóveis serão cada vez mais autónomos. A tecnologia já existe, resta saber quando começará a ser disponibilizada. Acreditamos que é uma questão de dar tempo ao tempo.

Faltam 300 caracteres
Associação Americana de Quiroprática avaliou ergonomia dos bancos que equipam modelos da marca
A quarta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável é já o maior evento de sempre dedicado a este sector.
Este é o sistema ideal para instalar em casa quando se adquire um automóvel elétrico ou híbrido plug-in.
Não seria fantástico ter um aviso no painel de instrumentos que o alertasse para a existência de um buraco na estrada um pouco à sua frente?!
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.